Voleibol: Esmoriz entra a perder na Taça da Federação e fica obrigado a trabalho extra em casa
Escrito por AVfm em 20/03/2023
Numa época que tem vindo em descréscimo de forma, o Esmoriz continua a dar sinais de dificuldades e entrou com o pé esquerdo na Taça da Federação. A formação da Barrinha foi derrotada em casa da AA S. Mamede no primeiro jogo do playoff inaugural da competição e vê-se agora obrigada a duas vitórias consecutivas para avançar para a próxima ronda.
No Pavilhão Eduardo Soares, a derrota de 3-2 (25-22; 21-25; 25-22; 21-25; 19-17) dos esmorizenses foi inesperada. No entanto, o S. Mamede, mesmo que chegado à competição após ter assegurado a penúltima vaga (3.º da Série A2), foi sempre capaz de igualar a contenda diante do 6.º da Série A e acabou por lograr uma das maiores vitórias da sua temporada.
Roberto Reis foi o que mais remou contra a maré. O capitão do Esmoriz GC foi o mais pontuador da sua equipa, com 25 pontos no remate (25/37, 68% de eficácia) e ainda um ás. Na receção, esteve também em foco, com 19 ações e 74% de eficácia (58% delas perfeitas).
Já na equipa da casa, menção para o brasileiro Kauan Jaques, que alcançou um total de 25 pontos e foi o mais solicitado no capítulo do remate (22/54, 41% de eficácia). Ainda assim, foi em termos coletivos que a formação matosinhense se superiorizou ao Esmoriz, com mais assertividade na receção (84% de eficácia contra 75%) e também no serviço, onde acima de tudo foi mais consistente e teve apenas 8 erros contra 14 do seu adversário.
O Esmoriz vê-se forçado agora a vencer no próximo sábado, no seu pavilhão, para ainda acalentar uma passagem à próxima fase. Em caso de vitória no jogo 2, o playoff terá de ser decidido num terceiro jogo, agendado para domingo, também em Esmoriz.
Nos outros duelos da Taça da Federação, destaque para mais uma surpresa no jogo 1: o SC Espinho, vindo da Série A2, venceu o Castêlo da Maia (8.º da Série A) por 3-1. Já o Vitória SC e a AA Espinho confirmaram o seu favoritismo fora de portas – os vitorianos venceram por 3-1 em Santo Tirso, os espinhenses por 3-0 em Gondomar.
Em caso de passagem à próxima ronda de playoffs, o Esmoriz sabe de antemão que terá pela frente o vencedor do duelo entre AA Espinho e Ala de Gondomar. Uma eliminatória que será referente aos quartos-de-final da Taça da Federação.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva