Voleibol: Esmoriz GC em «tarde gala» perante o Sporting CP
Escrito por AVfm em 19/12/2021
No último jogo de 2021 em casa, o Esmoriz GC transformou a 2ª. jornada da Série A (Série dos Primeiros) da Liga UNA numa jornada de gala. Em receção ao Sporting, os atletas da “Cidade Voleibol” mostraram dotes de candidato e venceram os leões pela margem máxima, 3-0 (25-22, 30-28 e 29-27).
O duelo, equilibrado do primeiro ao último ponto, trouxe à baila um Esmoriz extremamente competente, capaz de se superiorizar a um Sporting que vinha de 6 vitórias consecutivas (incluindo duas nas competições europeias). Embora tenha estado condicionado nas suas escolhas, com dois jogadores confinados devido à pandemia COVID-19 – e, por consequência, dois Sub-21 na convocatória -, os comandados de Bruno Lima mostraram-se extremamente sólidos no capítulo da receção e nas percentagens de finalização de remate.
Os verde e brancos até carregaram no serviço, mas a linha de recebedores esmorizenses, com Roberto Reis, Rafael Santos e Gonçalo Sousa, esteve em dia de inspiração. O Esmoriz acabaria o jogo com 52% de receções perfeitas (ao contrário dos claudicantes 27% do Sporting) e 79% positivas (63% para os visitantes). O side-out esmorizense esteve, portanto, em dia sim, contribuindo de forma assinalável para 60% de eficácia de ataque (50 pontos em 83 remates).
Rafael Santos foi um dos elos mais fortes para a equipa da casa. O jovem zona 4 fez a sua melhor exibição da temporada, até ao momento, registando números que ajudaram o Esmoriz em todos os aspetos do jogo, nomeadamente 12 pontos em 20 remates (60% de eficácia) e 26 receções (81% positivas, 50% perfeitas, um erro). O oposto José Pedro Pinto (23 pontos de remate, um bloco e um ás) e o distribuidor Bruno Dias (4 pontos, 2 blocos) foram bons coadjuvantes de uma exibições coletiva muito positiva.
Registando a terceira vitória dos últimos 5 jogos perante o Sporting, o Esmoriz vence pela primeira vez na Série A da Liga UNA. A formação vareira soma 4 pontos na 2ª fase do campeonato e escalou ao 4º lugar da classificação a 8. Recorde-se que os quatro primeiros classificados, no final das 14 jornadas previstas, seguiram para o playoff que ditará o novo campeão nacional de voleibol.
O Esmoriz segue na luta já este domingo, em visita ao reduto da Académica de Espinho. A partida em casa dos “Mochos” fechará a jornada dupla deste fim-de-semana, jornada essa onde se jogará também o Leixões-Fonte Bastardo, SC Espinho-Sporting e Benfica-Castêlo da Maia.
[give_form id=”81006″]