Faixa Atual

Título

Artista


Voleibol: Esmoriz GC supera o Campeão Nacional e prolonga “conto de fadas”

Escrito por em 02/11/2022

O Esmoriz GC continua a confirmar o estatuto de grande equipa do voleibol português e é já a única equipa invicta e com total de pontos conquistados na atual edição da Liga UNA Seguros. Ontem, perante um pavilhão esmorizense a rebentar pelas costuras, os comandados de Bruno Lima baterem de frente contra o Campeão Nacional – e até então também apenas vitorioso na época – SL Benfica e venceram numa batalha épica, por 3-1 (25-20; 16-25; 25-23; 25-23).

O jogo foi vivido taco a taco, mas o Esmoriz soube sempre superiorizar-se nos momentos chave. Com o distribuidor Bruno Santiago a apresentar-se numa forma estonteante, a força de ataque dos atletas da Barrinha foi sempre suficiente para colmatar a maior capacidade física dos encarnados, com os centrais José Pedro Andrade e Luís Aguiar a superarem a barreira dos 50% de eficácia e o zona 4 Rafa Santos a consagrar-se como o garante de pontos, com 19 (15 de remate, 4 de serviço) no total – o mais pontuador de todo o jogo entre ambas as formações.

Numa partida onde todo o banco esmorizense contribuiu, provou-se também a profundidade do plantel do EGC. Face às ausências de Roberto Reis – ainda a debelar lesão prolongada – e de, a certo ponto, José Pedro Pinto, que saiu no final do segundo parcial e não mais voltou à quadra, Bruno Lima foi sempre capaz de reinventar o seu esquema e dotar a equipa de soluções.

O distribuidor Bruno Dias provou mais uma vez ser uma boa cartada na gestão da distribuição; já Everton Almeida entrou fora de posição, atuando como oposto e fechando a rede com alguns pontos à mistura. Por seu turno, o jovem João Francisco assumiu a titularidade na ausência de José Pedro e, embora não muito solicitado para o remate, cumpriu com solidez quando chamado a intervir e e ainda ajudou no capítulo da receção e da defesa.

Com 5 vitórias em outros tantos jogos, o Esmoriz é o primeiro classificado da primeira fase da Liga UNA de forma isolada. Invicto como o conjunto da Barrinha apenas se encontra a AJ Fonte Bastardo, embora tenha já cedido pontos nos cinco duelos já disputados. Assim, a classificação dita que o Esmoriz soma 15, seguido da Fonte do Bastardo (14), do Benfica (12) e do Castêlo da Maia (12).

O Esmoriz leva já 9 pontos de vantagem para o 8º classificado, SC Espinho, que ocupa o último lugar de acesso à Fase dos Primeiros do Campeonato Nacional. Assim, numa fase regular jogada a apenas uma volta, e embora matematicamente isso ainda não seja um dado adquirido, pode já dizer-se que os esmorizenses estão já muito perto de garantir a sua vaga entre a elite do voleibol português, algo que têm conseguido com relativa facilidade nos últimos anos.

Relembre-se que, ao contrário de épocas transatas, 20% dos pontos e vitórias conquistadas pelas equipas transitam da primeira para a segunda parte. A continuar em boa forma, o Esmoriz pode, portanto, partir para a segunda metade da época com algum elã na tabela classificativa e ficar de pronto mais próximo do seu objetivo na temporada: estar novamente nas meias-finais da prova e entre os quatro primeiros da Liga.

Na próxima jornada, agendada para sábado, o Esmoriz desloca-se ao reduto do Vitória SC, atual 7º classificado. O jogo no Pavilhão Unidade Vimaranense inicia-se às 18H e pode levar o Esmoriz ao sexto triunfo consecutivo antes de, na semana seguinte, viajar aos Açores para encontrar a Fonte do Bastardo.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *