Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Voleibol Feminino: Esmorizense Ana Rui Monteiro decisiva na conquista da Seleção Nacional

Escrito por em 17/06/2024

A esmorizense Ana Rui Monteiro, convocada para a Seleção Nacional Feminina de Voleibol, conquistou ontem a European Silver League, na Finlândia, apurando Portugal para uma inédita subida à Golden League. A vareira, jogadora do FC Porto, teve mesmo ação decisiva no ponto que deu o título ao voleibol nacional.

Foi apenas no golden set, que desempatava a final entre Portugal e Finlândia, que a Silver League acabou conquistada para as cores nacionais. Ana Rui Monteiro acabou mesmo por fazer um “ás” no ponto do título, fechando um 21-23 histórico em Tampere, solo finlandês.

Para chegar ao título da Silver League, Portugal até começou por perder de forma contundente em Santo Tirso. Mas, depois de um 0-3 (17-25; 21-25; 11-25) na 1.ª mão, a equipa às ordens de Hugo Silva colocou mãos à obra e foi à Finlândia vencer por 1-3 (25-21; 22-25; 23-25; 24-26), adiando as decisões para o golden set. Aí, acabaria por triunfar de forma emocionante, fazendo história para o voleibol nacional.

“É incrível o que estas miúdas são capazes de fazer. Foram traídas pela imaturidade no primeiro jogo, mas valentes por todo o seu potencial neste segundo jogo da final. Estas são as melhores atletas portuguesas dos últimos anos e acredito que, com elas, podemos ir cada vez mais longe”, palavras de Hugo Silva, selecionador, em declarações à FPV.

Ana Rui Monteiro, de 19 anos apenas, é uma das maiores esperanças do voleibol nacional. Formada no Esmoriz Ginásio Clube, deixou o clube que a viu nascer para a modalidade em 2019 e seguiu para o Colégio Efanor. Atualmente, representa o FC Porto, onde se sagrou Campeã Nacional esta temporada.

Na sua primeira chamada à Seleção Nacional A, soma já internacionalizações decisivas num momento de relevo para o voleibol nacional. A vitória na Silver League permite um inédito acesso à Golden League, que será jogada pela formação das quinas pela primeira vez.

Na Golden League, Portugal jogará numa 2.ª Divisão do voleibol mundial. Um nível elevado, apenas abaixo da VNL, a Volleyball Nations League.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *