Voleibol: Um pleno contra “Marujos” para levar a época a bom porto
Escrito por AVfm em 10/02/2021
O Esmoriz GC regressou aos triunfos e somou 3 preciosos pontos na corrida ao Top 4 da Série dos Primeiros do Campeonato Nacional da I Divisão, posição que dá acesso ao Playoff do título de Campeão Nacional.
Perante a formação do VC Viana, em jogo a contar para a 10ª. jornada, os comandados do Prof. Bruno Lima fizeram uma exibição q.b. e, mesmo não tendo sido brilhantes, conseguiram alcançar o pleno perante os “Marujos” – já tinham triunfado na 1ª volta, no Alto Minho, por 3-1 – vencendo por 3-1 (25-18; 23-25; 25-20; 25-19).
Os visitantes, com apenas um triunfo nesta fase do campeonato, vinham de uma série de 3 derrotas consecutivas e, no dia anterior, tinham sido derrotados pelo SL Benfica em Viana do Castelo. Foi por isso, com naturalidade, que a equipa orientada por João Franco se apresentou com os níveis de confiança em baixo, claudicando em vários momentos do primeiro parcial.
No entanto, embora tenha mostrado autoridade inicial, o Esmoriz GC também esmoreceu os seus índices de agressividade e permitiu que o VC Viana aparecesse com maior capacidade de discutir o parcial na mudança de campo. Assim, e dentro do jogo, os vianenses começaram a fazer uso da sua maior arma, o oposto Edson Valencia: este sul americano foi o “bombardeiro” de serviço e, com mais de 50 remates em toda a partida (quase 50% do total da sua equipa), arrecadou 28 pontos de ataque para a sua estatística pessoal e tornou-se no melhor marcador de todo o encontro. Assim, com Valencia ativo e um Viana mais acutilante, foi preciso que o melhor Esmoriz viesse à tona para que os pontos ficassem, por completo, na Barrinha.
Embora até tenha cedido o segundo set nos pormenores, os homens da casa voltaram a subir a parada para não deixarem fugir mais sets (e, por consequência, pontos), assumindo um maior risco no serviço e sem procurar explorar a receção do líbero Jorge Graça, um dos melhores nesse capítulo ao longo da temporada 20/21 dentro do nosso campeonato. Também o acerto de remate subiu consideravelmente, com Rafa Santos, José Pedro Andrade e Everton Almeida a estabilizarem em números de eficácia superiores a 60%. Everton Almeida, em particular, foi também crucial no bloco (5 no total), gerando tranquilidade na sua equipa e roubando alguma a Edson Valencia ou a Nuno Teixeira, referências contrárias.
Tudo somado, o Esmoriz fez o suficiente para desembrulhar um jogo que, a dada altura, corria o risco de se tornar muito complicado. Fica notória a superioridade coletiva e individual do conjunto da “Cidade Voleibol”, embora se notem ainda alguns lampejos do Viana que, na 1ª fase, surpreendeu tudo e todos vencendo 10 jogos consecutivos e conseguindo o acesso para o “convívio dos grandes” com pleno mérito e direito.
O Esmoriz GC continua, assim, a sua notável trajetória de luta pelo Top 4 do Campeonato. Com 15 pontos e no 5º lugar, a equipa vareira tem menos 3 que o SC Espinho, 4º classificado, mas também menos um jogo disputado. Isto porque a partida da 9ª jornada, perante o SC Caldas, foi adiada para o próximo dia 24 de Fevereiro devido ao isolamento profilático do plantel leiriense.
O Esmoriz GC volta a entrar em campo, para o campeonato, no próximo sábado – pelo meio terá ainda os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Com uma deslocação de dificuldade máxima aos Açores, casa da AJ Fonte do Bastardo, os esmorizenses partem como underdogs mas com esperança de conseguirem recolher pontos preciosos para o seu objetivo.
A Rádio AVfm marcou presença no embate da 10ª jornada. Ouça as entrevistas dos técnicos no pós-jogo:
Esmoriz GC x VC Viana | CN I Divisão – Série dos Primeiros – 10ª Jornada
Esmoriz GC: Bruno Santiago (6), Rafa Santos (13), Everton Almeida (13), José Pedro Pinto (14), Roberto Reis © (10), José Pedro Andrade (10), Hugo Ribeiro (L)
Jogaram ainda: Afonso Reis, Pedro Henrique (2), João Francisco, Bruno Dias
Não utilizados: Frederico Baptista, Luís Aguiar, Gonçalo Sousa (L)
Treinadores: Bruno Lima, Tiago Rachão
VC Viana: Álvaro Ferreira, João Lemos (3), Alexandre Moreira (6), Edson Valencia (30), Miguel Cunha © (11), Nuno Teixeira (6), Jorge Graça (L)
Jogaram ainda: João Pontes, João Cardia, Diogo Silva, Pedro Ribeiro
Não utilizados: Miguel Magalhães, Diogo Rodrigues (L)
Treinador: João Franco
Melhor recebedor: Roberto Reis (88% positivas)
Recebedor mais eficaz: Roberto Reis (69% perfeitas)
Melhor atacante: Edson Valencia (28/50)
Atacante mais eficaz: José Pedro Andrade (10/13 – 77%)
Mais Ases: Bruno Santiago (3)
Mais Blocos: Everton Almeida (5)
MVP Rádio AVfm: Bruno Santiago