Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Voluntários vareiros verificaram o estado do areal e da linha da costa em passeio “Coastwatch”

Escrito por em 30/05/2023

Anualmente, fora da época balnear, milhares de entidades, associações e voluntários observam e registam informações ambientais sobre a costa marítima em países costeiros da Europa. O grande objetivo é interpretar sinais de poluição, a biodiversidade e a evolução da morfologia da zona costeira, aliando o convívio com o meio natural à observação e registo de indicadores que permitem ter o conhecimento dos riscos e ameaças ao ecossistema marinho.

Em Ovar, a Associação Amigos do Cáster e o Ecoclube Júlio Dinis, em parceria com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal, monitorizaram as condições do areal e o recuo da linha da costa ao longo do troço de 5 quilómetros entre a Praia do Furadouro e a Praia do Torrão do Lameiro.

A ação decorreu no passado dia 21 de maio, sob a coordenação de Sisandra Sousa, com cerca de 30 participantes locais a juntarem-se a este projeto de nível europeu.

A atividade de monitorização desta parcela da costa vareira incluiu o registo da quantidade e a qualidade de resíduos presentes no areal, notando-se a abundância de artigos associados à pesca e de embalagens de plástico; a verificação do recuo da linha de costa, monitorizando a erosão destas praias; e a identificação de diferentes espécies de seres vivos (ou seus vestígios) que constituem o rico ecossistema costeiro.

A iniciativa contribuiu para a sensibilização ambiental da população de Ovar, incentivando a sua participação em ações de voluntariado para a preservação do ambiente.

O “Coastwatch” é promovido a nível nacional pelo Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e do Ambiente (GEOTA), desde 1989, tendo a edição deste ano o tema “Oceanos, que futuro?”.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Fernanda Oliveira
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *