XIX CONTE atribuiu “Prémio Prestígio Personalidade” a Manuel Ramos Costa
Escrito por AVfm em 07/03/2024
No passado sábado, 2 de março, decorreu a Cerimónia de Encerramento do XIX Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho (CONTE), organizado pelo Município da Póvoa de Lanhoso, em parceria com a Federação Portuguesa de Teatro e a Fundação INATEL.
O festival proporcionou 9 noites de espetáculos, envolvendo 87 atores, 145 técnicos e cerca de 800 espectadores.
A CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar subiu ao palco a 23 de fevereiro, com a sua 80ª produção “O Inspetor Geral”, com encenação de Manuel Ramos Costa.
Durante a sessão de encerramento do XIX CONTE, foram anunciados os vencedores das várias categorias a concurso. O grande homenageado da noite foi o vareiro Manuel Ramos Costa, falecido a 12 de dezembro de 2023.
Além da exposição que reuniu registos fotográficos, adereços e prémios do Fundador da CONTACTO, que esteve presente na Galeria de Exposições do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso de 27 de janeiro a 2 março, Manuel Ramos Costa foi homenageado com o Prémio Prestígio Personalidade, pela sua dedicação ao teatro e às artes cénicas, assim como pelos ensinamentos que partilhou com as pessoas, associações e terras por onde passou.
Apresentadores do XIX CONTE
Foi exibida uma apresentação da vida e obra do ator e encenador Manuel Ramos Costa, o homem mais premiado no conjunto das 19 edições do CONTE.
Fernando Rodrigues | Representante da CONTACTO
Fernando Rodrigues, em representação da CONTACTO, agradeceu profundamente a homenagem prestada ao fundador, encenador, poeta, colega e amigo. Mencionou que a originalidade a criatividade, o arrojo e a busca pela perfeição são características que elevam o trabalho de Manuel Ramos Costa a um patamar de excelência, dignificando o teatro associativo e amador.
João de Carvalho | Representante da Família
João de Carvalho, ator e filho de Ruy de Carvalho, partilhou ter ficado surpreendido com a homenagem póstuma a Manuel Ramos Costa, pois foi sinal de ter perdido um amigo e um grande “amante” do teatro. João de Carvalho parabenizou as companhias pelos espetáculos apresentados, ressalvando a grande qualidade do “teatro não-profissional”.
Francisco Madelino | Presidente da Fundação INATEL
Francisco Madelino, Presidente da Fundação INATEL, realçou a importância das parcerias que promovem o evento, mencionando o ator Ruy de Carvalho e a sua prestação e disponibilidade genuínas. Francisco Madelino acrescentou que Manuel Ramos Costa faz já parte da história bonita do CONTE e do Teatro e afirmou que, na qualidade de “presidente da INATEL, não posso deixar de me vergar com respeito à sua memória”.
Valdemar Mota | Presidente da Federação Portuguesa de Teatro
Valdemar Mota, Presidente da Federação Portuguesa de Teatro, agradeceu todos os que contribuíram para a realização do CONTE, tornando-o numa festa do teatro associativo. Acrescentou ainda que o concurso reúne uma seleção das melhores produções a nível nacional.
Frederico Castro | Presidente da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso
Frederico Castro, Presidente da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, caracterizou a noite como “de emoções fortes”. O autarca mencionou o orgulho em ter o nome maior do teatro de Portugal, Ruy de Carvalho, associado ao evento. Retribuindo essa honra, o Município entregou ao ator que tinha comemorado 97 anos no dia anterior, as chaves da Vila da Póvoa de Lanhoso.
O presidente da câmara de Póvoa de Lanhoso acrescentou que Manuel Ramos Costa foi uma pessoa que “fez bem a muita gente, inspirou muitas pessoas e deixou um contributo muito importante e muito válido”.
Terminou a sua intervenção com a mensagem: “enquanto existir CONTE existirá sempre, nas nossas memórias e no nosso coração, Manuel Ramos Costa”.
Confira alguns momentos da Cerimónia de Encerramento do XIX CONTE:
Relacionado:
[give_form id=”81006″]