Ovarural regressa para valorizar a raça marinhoa
Escrito por AVfm em 09/08/2017
De 11 a 15 de agosto vai realizar-se a quarta edição do Ovarural, a feira agrícola e da raça marinhoa do concelho de Ovar.
O certame vai ser montado num espaço da Avenida Comendador António Augusto da Silva, na freguesia de Válega.
Ao longo dos cinco dias, o programa mostra-se abrangente e vai contar com um leque distinto de atividades, entre as quais uma exposição de animais, venda de frangos, patos, codornizes e coelhos, degustação de queijo e provas de vinhos, concurso de bovinos da raça Marinhoa, concurso de vitelas e novilhas da raça Frísia, exposição de máquina agrícolas, sessão de esclarecimento para agricultores e muita animação.
O Ovarural tem como grande objetivo a valorização da raça Marinhoa, característica e de referência na região litoral centro.
Uma vez que era sobretudo utilizada para efetuar cargas, a raça destes bovinos entrou em perigo de extinção devido à entrada em cena dos tratores, a partir dos últimos 40 anos, o que fez diminuir a sua dependência e diminuir a criação.
Pese embora este facto, a carne dos marinhões é reconhecidamente saborosa e, uma vez que se trata de um exemplar autóctone, a feira dará um forte incentivo ao aumento da criação pela via mais recomendada, a tradicional, e que permite conservar o sabor. Aqueles que quiserem provar a carne, podem fazê-lo no restaurante da própria feira.
A ideia é que, com base na lei da oferta e da procura, o aumento do consumo da carne de marinhão impulsione, da mesma forma, a sua criação.
Esta sexta-feira, às 17h, dá-se a cerimónia de abertura que será transmitia em direto pela rádio AVfm nos 98.7.
Consulta o programa completo: aqui.
O Ovarural é organizado pela Cooperativa Agrícola de Ovar, que comemora em 2017 os seus 40 anos de existência, e tem o apoio da Câmara Municipal.
Pingback: