Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Ovarural regressa para valorizar a raça marinhoa

Escrito por em 09/08/2017

De 11 a 15 de agosto vai realizar-se a quarta edição do Ovarural, a feira agrícola e da raça marinhoa do concelho de Ovar.

O certame vai ser montado num espaço da Avenida Comendador António Augusto da Silva, na freguesia de Válega.

Ao longo dos cinco dias, o programa mostra-se abrangente e vai contar com um leque distinto de atividades, entre as quais uma exposição de animais, venda de frangos, patos, codornizes e coelhos, degustação de queijo e provas de vinhos, concurso de bovinos da raça Marinhoa, concurso de vitelas e novilhas da raça Frísia, exposição de máquina agrícolas, sessão de esclarecimento para agricultores e muita animação.

O Ovarural tem como grande objetivo a valorização da raça Marinhoa, característica e de referência na região litoral centro.

Uma vez que era sobretudo utilizada para efetuar cargas, a raça destes bovinos entrou em perigo de extinção devido à entrada em cena dos tratores, a partir dos últimos 40 anos, o que fez diminuir a sua dependência e diminuir a criação.

Pese embora este facto, a carne dos marinhões é reconhecidamente saborosa e, uma vez que se trata de um exemplar autóctone, a feira dará um forte incentivo ao aumento da criação pela via mais recomendada, a tradicional, e que permite conservar o sabor. Aqueles que quiserem provar a carne, podem fazê-lo no restaurante da própria feira.

A ideia é que, com base na lei da oferta e da procura, o aumento do consumo da carne de marinhão impulsione, da mesma forma, a sua criação.

Esta sexta-feira, às 17h, dá-se a cerimónia de abertura que será transmitia em direto pela rádio AVfm nos 98.7.

Consulta o programa completo: aqui.

O Ovarural é organizado pela Cooperativa Agrícola de Ovar, que comemora em 2017 os seus 40 anos de existência, e tem o apoio da Câmara Municipal.

 


Foto: António Dias
Texto: Ricardo Marques


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *