Ovarural mudou de sítio, cresceu e trouxe mais uma raça de bovinos
Escrito por AVfm em 17/08/2017
Terminou mais um Ovarural. De 11 a 15 de agosto, a quarta edição da feira agrícola e da raça Marinhoa do concelho de Ovar contou com um programa alargado dedicado a valorizar a raça que tem origens nesta zona e se encontra em perigo de extinção.
Pela primeira vez estiveram presentes exemplares de bovinos da raça Frísia, motivo de satisfação para Manuel Guerra, Presidente da Cooperativa Agrícola de Ovar.
(A AVfm transmitiu em direto a abertura do Ovarural e aproveita agora a ocasião para partilhar as declarações desse dia).
Manuel Guerra – Presidente da Cooperativa Agrícola de Ovar
A feira realizou-se na freguesia de Válega, num espaço detido e cedido pela Santa Casa da Misericórdia, próximo da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) que está a ser construída na vila. A anterior localização era precisamente onde será a USF.
Manuel Santos Gomes, Presidente da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal (CONFAGRI), mostrou-se agradado com a expansão da área ocupada pela feira ano após ano, e propôs à Câmara Municipal um alargamento ainda maior.
Manuel Santos Gomes – Presidente da CONFAGRI
Os responsáveis políticos falaram em seguida. Jaime Almeida enalteceu a colaboração das várias pessoas e equipas que permitiu a realização da feira, e Salvador Malheiro respondeu ao pedido de Manuel Santos Gomes, relembrando também a origem da feira e os objetivos a que se predispõe.
Jaime Almeida – Presidente da Junta de Freguesia de Válega
Salvador Malheiro – Presidente da CMO
O Ovarural foi organizado pela Cooperativa Agrícola de Ovar, que comemora em 2017 os seus 40 anos de existência, e teve o apoio da Câmara Municipal.
Antes do evento, a AVfm divulgou outra notícia com mais informação que podes consultar em: «Ovarural regressa para valorizar a raça Marinhoa».
Vê a fotogaleria completa: