1.ª Divisão Distrital: São Vicente Pereira encerra época a vencer; Pódio da Zona Norte é prémio de consolação para os vicentinos
Escrito por AVfm em 13/05/2025
Já sem possibilidades de subir de divisão nas contas da última jornada da 1.ª Divisão Distrital, o São Vicente Pereira saiu de forma airosa de 2024/25 e venceu em casa do Arrifanense (1-2), confirmando o 3.º lugar da Zona Norte. Os vicentinos ficaram a apenas 1 ponto do São Roque, que terminou em 2.º e festejou, na semana passada, a promoção ao Campeonato SABSEG.
Em Arrifana, os locais até se apresentaram mais eficazes no arranque do encontro. Diogo Sousa, ex-São Vicente, fez o golo inaugural do encontro, logo aos 6 minutos. No entanto, a resposta do São Vicente Pereira também não tardou.
Numa tarde onde mostrou pontaria afinada, João Carvalho restabeleceu a igualdade aos 14′ e ainda antes do quarto de hora. Resultado com que, de resto, o jogo se encaminhou para o intervalo.
Foi já na segunda parte que o mesmo João Carvalho fez o 1-2 final, aos 57′. O ponta-de-lança terminou a época com 14 golos apontados, 11 deles na 1.ª Divisão Distrital – um registo apenas superado pelo de Luís Pinto, que fez 23 golos na época.
Já sem hipóteses de ascender ao 2.º lugar, o São Vicente Pereira confirmou o 3.º com 49 pontos ao cabo de 26 jogos. Os corvos viram inclusivamente o São Roque, já com a subida assegurada, a perder na última ronda do campeonato, na receção ao Paivense (1-2) e, por esse motivo, terminaram a época a apenas 1 ponto dos de Oliveira de Azeméis.
Com 49 pontos, o São Vicente Pereira igualou de forma curiosa o registo da época passada. Em 2023/24, os vicentinos fizeram os mesmos 49 pontos, embora tenham terminado a temporada no 4.º lugar da Zona Norte (a 2 pontos da subida).
Duas épocas consecutivas a “morrer na praia” para uma equipa que traçou o objetivo da subida mas que ficou sempre ligeiramente aquém.
Em destaque esteve, mais uma vez, Luís Pinto. A referência atacante do São Vicente Pereira fez 16 golos no campeonato, apenas atrás de David Nunes, do Real Nogueirense, na lista dos artilheiros da prova. Em boa forma ao longo da temporada estiveram também Edu Santos, Luís Portela, João Ruela, Diogo Sá, João Carvalho ou Zé Gonçalves.
O defeso poderá trazer novidades e a pergunta que se levanta é a da capacidade do São Vicente Pereira de criar outro plantel capaz de lutar pela subida pela terceira época consecutiva. A manter muitos dos elementos do atual elenco, isso poderá ser uma realidade. Mas só o futuro dirá qual será o plano da direção e da estrutura do corvo para 2025/26.
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva