57º Cruzeiro da Ria decorreu em modo passeio

Por em 03/09/2020

A edição 57 do “Cruzeiro da Ria” voltou a emprestar a beleza das velas enfunadas aos canais da Ria de Aveiro. No passado fim de semana, não faltou vento para as encher. Em tempos de Covid-19, a competição foi substituída pelo prazer de cortar a água ao sabor do vento…

A mais antiga prova do País aberta às classes de vela ligeira, cruzeiro e adaptada; ainda assim, voltou a ligar Ovar a Aveiro.

A organização do evento foi o resultado de uma parceria entre a Náutica Desportiva Ovarense (NADO), a Associação Náutica da Torreira (ANT) e a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA).

Não se encontrando reunidas as condições para a realização do 57º Cruzeiro da Ria no seu formato tradicional, decorrente da atual impossibilidade de realização de eventos sociais, nomeadamente, jantares convívio, utilização de balneários e transportes coletivos, entre outras limitações do conhecimento geral, a Direção da NADO decidiu, ainda assim, celebrar o Cruzeiro da Ria…

Comunicou a organização do evento

Com a realização de regatas separadas em Aveiro e Ovar, foi possível reunir um número menor de velejadores em cada uma delas, aumentando a segurança e transmitindo confiança aos participantes.

Assim, no sábado foi cumprido o percurso Aveiro – S. Jacinto – Aveiro, aberto a todas as embarcações de vela ligeira e adaptada. Do lado de Ovar, com a Classe Optimist a partir à cabeça, todas as outras categorias puderam cumprir o percurso Carregal – Varela – Carregal tanto no sábado como no domingo.

Já os inscritos na Classe Cruzeiros, largaram de Ovar no sábado, tendo chegado a Aveiro ao final da tarde. No domingo, navegaram o percurso entre São Jacinto e o Carregal. Importante referir que a ligação à capital do nosso distrito, que durante alguns anos não se realizou, só é possível a embarcações com meios de propulsão auxiliar (motor).

Terminou o Cruzeiro, mas prosseguem as atividades da Escola de Vela da Náutica Desportiva Ovarense, que convida todos aqueles que sintam alguma curiosidade por barcos e pelas suas manobras, a entrar em contato e a não perder a oportunidade de experimentar um desporto que faz bem ao corpo e à mente!


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Bruna Rodrigues


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST