5ª. temporada de Shortcutz arranca com cine-concerto no Centro de Arte de Ovar
Escrito por AVfm em 11/05/2021
Na próxima quinta-feira, 13 de maio, será dado o pontapé de saída na 5ª. temporada de Shortcutz Ovar, iniciativa que irá promover, uma vez mais, quinzenalmente, peças audiovisuais e os seus criadores nacionais, em exibições intimistas, numa longa competição.
Depois do sucesso da apresentação do filme português “Listen”, que encerrou a 4ª. temporada, a organização sentiu que a projeção de outra longa-metragem seria a forma ideal de assinalar o regresso das sessões de Shortcutz.
Uma das novidades desta edição é a abertura da temporada com uma Noite Longa. Depois de termos programado “Listen” de Ana Rocha de Sousa em dezembro, decidimos programar uma noite longa na abertura e encerramento da temporada, escolhendo, novamente, uma longa-metragem de um realizador que já esteve presente com curtas-metragens no Shortcutz Ovar
dosse-nos Tiago Alves, da Organização do Shortcutz Ovar
Assim, a 13 de maio, pelas 21h00, o Centro de Arte de Ovar (CAO) acolherá a projeção da longa-metragem “Surdina”, fita produzida a partir duma adaptação do conto de Valter Hugo Mãe. O filme é realizado por Rodrigo Areias, que estará presente na “Noite Longa”, que será um momento de alguma singularidade ao acomodar o formato de cine-concerto. A exibição será acompanhada pela atuação, ao vivo, de Tó Trips, o músico responsável pela composição da banda sonora de “Surdina”.
O filme foi produzido pela Bando à Parte e tem a duração de 75 minutos. Do seu elenco fazem parte António Durães, Ana Bustorff e Adelaide Teixeira, atores que dão vida às personagens principais.
A longa-metragem retrata um espaço rural, onde um velho homem recebe a notícia de que a sua falecida mulher foi vista a fazer compras na feira.
Revoltado, pretende esconder-se de todos, despeitado e triste, mas os seus amigos insistem para que não dê ouvidos ao povo e aproveite tal facto para se fortalecer e, quem sabe, casar-se de novo.
Esta é uma história da delicadeza de se ser velho, do que resta ainda para sonhar e para amar quando a idade avança significativamente e o corpo se enfraquece. Num Portugal antigo e recôndito, que afinal existe, apesar de tudo quanto façamos para nos modernizarmos.
O filme é adequado para espectadores com idade superior a 12 anos e a entrada tem o valor simbólico de 3,00 €uros. Os bilhetes estão à venda no CAO e na Bilheteira On-line (BOL).
Em contexto de pandemia, será obrigatório o respeito de algumas medidas como o uso de máscara, a desinfeção das mãos, a circulação pelos circuitos definidos para a entrada e a saída, o respeito pelos lugares marcados e pelo intervalo de uma cadeira entre cada um dos espectadores.
Após a sessão #45 o Shortcutz regressará às suas origens, organizando sessões quinzenais de curtas-metragens com a seleção oficial competitiva 2021, na Escola de Artes e Ofícios. A organização prevê apresentar, até novembro de 2021, 30 peças audiovisuais.
Mantém-se o objetivo de revelar as curtas-metragens mais estimulantes de autores portugueses filmadas no ano anterior, em 2020.
acrescentou Tiago Alves
Será um ano em que iremos exibir 12 curtas-metragens novas de realizadores que estiveram presentes nas 4 edições anteriores e 18 realizadores que nunca marcaram presença no Shortcutz Ovar
Tiago Alves, da organização do Shortcutz Ovar, esteve hoje em entrevista nos nossos estúdios, onde esclareceu tudo sobre esta “Noite Longa”: