Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00


9º. Gigantes Invisíveis celebra a Liberdade com os leitores mais novos entre 25 e 30 de abril

Escrito por em 24/04/2024

De 25 a 30 de abril, o Parque Ambiental do Buçaquinho recebe a 9ª. edição do Encontro Literário para os mais novos leitores – Gigantes Invisíveis, promovido pela Câmara Municipal de Ovar (CMO) e produzido pela Companhia Imaginar do Gigante, com o apoio das Juntas de Freguesia de Esmoriz e de Cortegaça.

O 25 de Abril foi, sem dúvida, o início da formação do Portugal Contemporâneo. O colapso da guerra colonial portuguesa despoletou movimentos de libertação e foi, a partir da Guiné-Bissau, que se desferiram os golpes fatais na ditadura colonial, dando o impulso para que Portugal se reorganizasse e se libertasse dos anos de ditadura. Este foi também o início do reconhecer do direito dos povos colonizados à sua independência total. 

No ano em que se celebra 50 anos da conquista da Liberdade, celebra-se também os 100 anos de nascimento de Amílcar Cabral, engenheiro agrícola, ativista anticolonial e poeta. Está assim lançado o mote para o encontro e confraternização entre os povos e as sua culturas, enquanto se explica aos mais novos o que é a liberdade, como deve ser cultivada e preservada.  

O programa é extenso e diversificado, contando com a participação de artistas nacionais e internacionais, sendo estes de origem espanhola e guineense.

O Alinhamento do “Gigantes Invisíveis 2024” conta com exposições e instalações artísticas, oficinas de ilustração e de expressão plástica, lançamento de livros e apresentação de projetos, espetáculos de música, circo, dança e teatro, e conversas com autores.

Nos dias 25, 27 e 28 de abril, os espetáculos e conversas terão interpretação em língua gestual portuguesa, por Ana Oliveira.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *