Voleibol: Esmoriz termina Fase Regular no 11.º lugar e já tem adversários na Série de Manutenção
Escrito por AVfm em 08/12/2023
13 jogos, 10 pontos, 10 derrotas e apenas 3 vitórias. É este o registo do Esmoriz Ginásio Clube na 1.ª Fase da Liga UNA, onde terminou no 11.º lugar, longe dos lugares de acesso à Série dos Primeiros. Para a equipa da Barrinha segue-se a Série A2, a fase de manutenção/descida da principal divisão do voleibol masculino nacional.
Com um resultado de 0-3 (21-25; 23-25; 18-25) diante do Sporting, o Esmoriz fechou com mais um desaire a primeira fase da Liga. Os leões, que até já tinham garantido o 2.º lugar da classificação, ainda encontraram uma boa réplica dos esmorizenses, principalmente nos dois primeiros sets, mas acabaram por se superiorizar nos fechos de parcial e arrecadaram mais uma vitória pela margem máxima.
O Esmoriz até mostrou créditos no arranque dos sets, tendo estado a vencer 5-1 no primeiro e por 6-1 no segundo. No segundo, em específico, a equipa de Bruno Lima até chegou ao momento das decisões empatada a 23 pontos, mas acabou por ceder devido à ação ofensiva de Imanol Tombion e de um erro de ataque do esmorizense Leandro Niz (23-25).
Ainda assim, o argentino Leandro Niz foi um dos mais ativos na formação do Esmoriz, terminando o encontro como o melhor pontuador da tarde (16 pontos, 15 ataques, 1 bloco) e ainda o ponta titular esmorizense mais eficaz no remate (56% de eficácia).
Contas feitas, o Esmoriz avança para a Série A2 (Fase de Manutenção) e já sabe que terá pela frente as formações do SC Espinho, Ala de Gondomar, GC Santo Tirso, CV Oeiras e AA S. Mamede. Um “campeonato” de 6 equipas, jogado a duas voltas, e onde o último desce diretamente para a II Divisão e o penúltimo jogará um playoff contra o vice-campeão do segundo escalão.
O objetivo principal do Esmoriz passará por garantir uma manutenção o mais tranquila possível. Caso fique nos 4 primeiros lugares da tabela, terá ainda acesso à Taça da Federação, que se joga após o término do campeonato. Algo que poderá ser um aliciante para o conjunto da Barrinha que, recorde-se, na época passada até foi finalista vencido da prova.
A Série A2 da Liga UNA arranca apenas a 20 de Janeiro. Período temporal bastante distinto do do arranque da Série A (Série dos Primeiros), que começa já no próximo fim-de-semana e juntará Benfica, Sporting, Vitória SC, Castêlo da Maia GC, Leixões SC, AJ Fonte Bastardo, VC Viana e AA Espinho.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva