Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Tribe Tunes

00:00 01:00

Atual

Tribe Tunes

00:00 01:00


Mi-Fá-Dó-Sol | 08 Fev 2024

Carlos Reis e Dino Marques 08/02/2024

 

 

 

Emissão: 08 de Fevereiro 2024

Descrição: Programa inteiramente dedicado ao Fado. Realizado por intérpretes do género musical, Mi-Fá-Dó-Sol foca-se na divulgação de artistas e eventos, sem deixar de lado a história e as curiosidades de tão importante património português!

 

 

Destaque: Fado, música do mundo

Um xaile, uma guitarra portuguesa, uma voz e muito sentimento. Símbolo reconhecido de Portugal, esta simples imagem pode descrever o Fado, uma música do mundo que é portuguesa.
Na sua essência, canta o sentimento, os desgostos de amor, a saudade de alguém que partiu, o quotidiano e as conquistas. Afinal, os encontros e desencontros da vida são um tema infinito de inspiração.
Dizem que o fado é o fado, que vem de dentro da alma portuguesa e não há divisões a fazer. Mesmo assim, há quem arrisque a distinguir entre profissional e amador. O primeiro é cantado por quem faz da voz a sua forma de vida. O segundo, também conhecido como vadio, tem outras características, embora a natureza saudosista seja a mesma. A reaparecer nos bairros populares de Lisboa, o fadista nunca é convidado… convida-se a si próprio e não tem repertório estabelecido. Em Coimbra, o fado tem caraterísticas particulares e é cantado pelos estudantes.
Em 2011, o Fado enquanto canção urbana de Lisboa, símbolo identitário da cidade e do país, foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Para saber todos os pormenores, o melhor é visitarmos o Museu do Fado, situado em Alfama, um dos bairros históricos de Lisboa. A partir de um vasto espólio, fruto de centenas de doações, podemos conhecer a história do fado desde o primeiro quartel do século XIX até à atualidade.
Também em Lisboa, perto da Madragoa, fica a Casa onde Amália viveu, hoje transformada em museu. Foi a mais carismática das fadistas e quem internacionalizou o fado levando-o às grandes salas europeias. Com grande presença em cena e natural noção do espetáculo, a ela devemos a imagem do clássico vestido preto com xaile.


Playlist:
Beatriz da Conceição – Eu Nasci Amanhã
Manuel Granja – Duas Lágrimas De Orvalho
Teresa Tarouca – Mulher Amor
António Pelarigo – Mundo de Inverno
Berta Cardoso – Chinela
António Severino – Um paraíso
Fernando Farinha – Chico do Cachené
Fernanda Moreira – Lucidez Perdida
Maria Da Fé – Por Ti Sou Criança
Tony de Matos – Poema do fim
Pedro Moutinho – Madrugadas Serenas
Camané – Fado Laranjeira
Júlia Silva – Fado
Aldina Duarte – Casa Mãe Cidade
Ricardo Ribeiro – Sou companheiro do vento

[give_form id=”81006″]

 


 

Publicação: Irina Silva
Foto(s): Direitos reservados

Mi-Fá-Dó-Sol

Vibram as cordas... Bem Vindos ao Fado!

Mais informações