Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Carnaval Sénior: a folia dos afetos!

Escrito por em 02/02/2018

A Câmara Municipal de Ovar voltou a formular o convite às organizações que trabalham no apoio aos utentes com mais idade de toda a região a marcar presença em mais uma edição do «Carnaval Sénior». Na sua maioria IPSS, a adesão prova, uma vez mais, que esta iniciativa ultrapassa largamente as barreiras do nosso Concelho e promove a nossa «Vitamina da Alegria» como uma festa para todas as idades. Mais de duas dezenas de instituições trouxeram ao «Espaço Folião», na passada Quinta-feira à tarde, para lá de quinhentos séniores…

Muitos são já repetentes e não perdem esta vinda a Ovar por nada… Fantasiados a rigor e com um verdadeiro espírito de brincadeira, do alto dos seus muitos anos não hesitam em dar asas à folia que ainda vive dentro deles. Conviveram entre colegas e entre instituições. Sorriram com as pessoas que diariamente lhes dão apoio, uma tarefa muito mais simples quando todos estão bem dispostos! Dançaram uns com os outros e também com D. João «O Afetuoso» e D. Ângela «A Raríssima», que não poderiam deixar de estar presentes.

A fórmula é simples e está mais do que aprovada, a julgar pelos testemunhos que recolhemos. Um espaço de fácil estacionamento, com acesso em segurança, uma banda em palco, muitas cadeiras, um lanche e a oferta de uma recordação para que todos possam mais tarde relembrar que estiveram no «Carnaval de Ovar». E uma organização que pensa em todos os detalhes, como nos foi assegurado pelos forasteiros que, no final, também já diziam que «Não há Carnaval igual ao de Ovar»…

O mais importante de tudo, aquilo que todos levaram para casa; será o gesto, o carinho, a experiência. Não poucas vezes o reencontrar energias que já nem se sabia que o corpo tinha. O «Carnaval Sénior» é, portanto, a folia dos afetos. Do respeito para com toda uma geração. E ninguém hesitou em corroborar a nossa ideia de que esta tarde produz nos menos jovens um efeito que não está à venda em nenhum comprimido de nenhuma farmácia… Por isso mesmo houve quem dançasse até ao último minuto. Desconfiamos até que houve quem se deslocasse para o autocarro de forma mais arrastada do que as suas possibilidades físicas, para prolongar um pouco mais a permanência nesta terra de folia que sabe mostrar que o Carnaval é muito mais do que isso… Em 2019 cá estarão e seguramente que irão trazer mais amigos!

Recolhemos testemunhos no local, que poderão ouvir abaixo:

  • Sr. António, de S. Vicente de Pereira:

 

  • Sofia Ventura, de Vale de Cambra:

 

  • Maria do Rosário, de Cortegaça:

 

  • D. João «O Afetuoso» e D. Ângela «A Raríssima»:

 

  • Alexandre Rosas, Vereador da Câmara Municipal de Ovar:

 

Instituições que participaram no «Carnaval Sénior»: A Nossa Casa (Esmoriz), Centro de Assistência Social de Esmoriz, Centro Paroquial e Social de Sta. Marinha de Avanca, Centro Social Cortegacense Olívia e Florindo Cantinho, Centro Social de Arrifana, Centro Social da Habitovar, Centro Social de Paramos, Centro Social de S. Félix da Marinha, Centro Social de S. Miguel de Souto, Centro Social Dr. Crispim T.B. Castro de Milheirós de Poiares, Centro Social e Paroquial S. Pedro de Maceda, Cerci de Espinho, Fundação Padre Manuel Pereira Pinho e Irmã (Válega ), Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira, Grupo de Ginástica Sénior (Maceda), Residencial Sénior Estrela Confiante (Estarreja), Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis, Santa Casa da Misericórdia de Ovar, Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra e Universidade Sénior de Esmoriz.

Segue-se a «Apresentação dos Sambas Enredo». Até 13 de Fevereiro, «Não há Carnaval igual ao de Ovar»

Deixamos ainda uma fotogaleria:

 


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Jaime Valente
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *