Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:10

Atual

Noticiário

16:00 16:10


Nem só de Ovarenses-S.Vicentes se viveu o fim-de-semana. E este Ovarense-Cortegaça?

Escrito por em 12/03/2019

Nem só de Ovarense-São Vicente se fez o passado fim-de-semana desportivo. Nem só de futebol masculino se viveram as emoções dentro de campo.

A manhã do último sábado trouxe um excitante confronto entre AD Ovarense e FC Cortegaça, a contar para o Campeonato Distrital de Juniores Femininos. Frente a frente estavam duas equipas do nosso concelho que estão a dar cartas no escalão e ocupavam, à entrada para a 21ª jornada da competição, o 1º e o 3º lugar da tabela classificativa.

O FC Cortegaça até entrou melhor na partida e dispôs de algumas oportunidades para abrir o marcador. No entanto, o poderio da Ovarense fez-se sentir ainda na primeira parte e as tricampeãs distritais só não chegaram ao golo nessa fase porque a guardiã cortegacense, Ana Valente, fez uma exibição irrepreensível.

No entanto, a consistência com que as alvinegras atacavam a baliza do Cortegaça deu frutos na etapa complementar. Catarina Soares, de regresso após uma longa lesão, foi lançada no jogo e 3 minutos depois deu a recompensa às suas colegas. O tento da atacante desbravou caminho para que Joana Gomes também fizesse o gosto ao pé e para que a própria Soares chegasse ao bis.

Contas feitas, o 3-0 final permitiu que a Ovarense mantivesse distâncias no topo da classificação. A equipa comandada por Artur Rodrigues tem um impressionante registo de 101 golos marcados em apenas 19 jogos disputados. Ainda assim, a Ovarense continua com a JuveForce à perna e, com 51 pontos somados, tem apenas mais um do que as vaguenses.

Por seu turno, o Cortegaça continua a fazer um percurso de ascensão que já está a criar escola. Ainda que a dar os primeiros passos no futebol feminino, a formação do norte do concelho mune-se de uma base forte de atletas e tem já resultados para apresentar. Surpreendentemente, a equipa ganhou 14 dos seus 20 jogos de campeonato e está na luta pelo Top 3 da classificação. Contra a Ovarense, a turma tricolor provou ter ideias de futebol positivo e um processo defensivo que reflete o facto de ser a segunda defesa menos batida de todo o campeonato.

Pedro Silva, repórter da Rádio AVfm, acompanhou a partida no Centro de Formação da ADO e esteve à conversa com ambos os técnicos no rescaldo. Ouça as entrevistas:

  • Declarações AD Ovarense | Artur Rodrigues:
  • Declarações FC Cortegaça | Valter Ferreira:

Quem diria que o futebol feminino ia ter esta força no concelho de Ovar? Muitos não o perspetivavam há meia dúzia de anos atrás mas, na verdade, esta é não mais do que a consequência do excelente trabalho e condições para a formação que têm sido implementados nos nossos clubes.

Ver jovens atletas como estas da Ovarense e do Cortegaça é ver o desporto a triunfar. E isso, mais do que quem ganha no campo, é a verdadeira vitória de que todos temos de estar orgulhosos.

FICHA DE JOGO | AD Ovarense x FC Cortegaça | CD Juniores Femininos – 21ª Jornada

AD Ovarense: Inês Pereira, Miriam Ferreira, Maria Inês, Joana Gomes, Carolina Santos, Catarina Soares, Ana Baptista, Cristina Soares, Bruna Ferrari, Juliana Costa, Mariana Pinto
Treinador: Artur Rodrigues

FC Cortegaça: Ana Valente, Rita Rocha, Salomé Loureiro, Bruna Mota, Catarina Moreira (c), Inês Moreira, Fabiana Silva, Fabiana Nogueira, Jéssica Ferreira, Catarina Soares, Ana Silva, Juliana Cardoso
Treinador: Valter Ferreira

Resultado final: 3-0
Resultado ao intervalo: 0-0
Marcadores: Catarina Soares (33′, 57′); Joana Gomes (39′)

MVP Rádio AVfm: Catarina Soares (AD Ovarense)
Apesar da menção honrosa para as performances de Ana Valente e Joana Gomes, Catarina Soares fez a diferença no encontro com apenas 30 minutos disputados e soube chegar, ver e vencer. Mesmo após a lesão que a apoquentou, a camisola 9 voltou com a capacidade física que a caracteriza e com um sentido de baliza ainda mais apurado que o habitual. Poderá até ser, inclusivamente, uma arma para a equipa principal no que resta de Liga BPI.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *