Visitar as «Capelas dos Passos» como nunca as (ou)viu…

Por em 08/04/2019

PASSO A PASSO é uma nova proposta no âmbito das visitas guiadas à cidade de Ovar. Da responsabilidade da Câmara Municipal de Ovar, junta no mesmo pacote aspetos religiosos e arquitetónicos, ou não estivessemos a falar aqui de imóveis de interesse público; intimamente ligados à Via-Sacra. Vai contudo, mais longe; ao condimentar esses elementos com uma performance artística, que torna toda a visita num condensado cultural único e atrativo!

Trocando o conceito por miúdos, aquilo que acontece no PASSO A PASSO é uma visita guiada, mas encenada; às Capelas dos Passos da nossa cidade. Leandro Ribeiro, artista vareiro, veste a pele de «Zé dos Pregos», personagem que conduz a ação de uma peça de teatro que acontece com a participação dos visitantes.

Aligeirando a componente religiosa e arquitetónica, já que não estamos a falar de uma visita técnica ou descritiva dos fatos ou dos espaços; nunca lhes retira importância, antes pelo contrário. A narrativa, que se inicia na Capela existente no interior da Igreja Matriz, bebe dessa parte mais histórica muita informação que; ao ser apresentada de modo mais informal (divertido algumas vezes), acaba por ser assimilado de forma mais disponível por quem assiste.

Com a duração de cerca de 1h30, o percurso é o expectável: saindo da Igreja Matriz (Passo do Pretório), passa pelo Passo da Queda (Rua Dr. Nogueira de Almeida), segue para o Passo do Encontro (Rua Alexandre Herculano), avança para o Passo do Cirineu (Rua Dr. José Falcão), prossegue para o Passo de Verónica (Praça da República), encaminha-se para o Passo das Filhas de Jerusalém (Rua Luis de Camões) e termina no Passo do Calvário (Rua Fundação Pepolim).

À medida que avançamos na visita, «Zé dos Pregos» revela-se um bom e esclarecido interlocutor. Multilingue, para mais! Do alto do seu inseparável banquinho e da sua idade assinalável (viveu a era Bíblica) desperta-nos a atenção para fatos religiosos, fornece-nos datas, relata-nos histórias e cativa-nos com a sua boa disposição e ironia. Indo mais longe, mostra-nos a cidade, falando do que nos rodeia e acerca-se sem rodeios da nossa identidade; ao apontar tradições, dando pistas para outras visitas…

Como bom conhecedor que é e dono de um espírito crítico mordaz, em cada paragem encontra motivo para pregar mais um prego; a forma pela qual assinala algo com que não está inteiramente de acordo. Apesar de tudo decorrer no espaço público e num ambiente informal, o silêncio dos visitantes; apenas interrompido aqui e ali por gargalhadas, é o que melhor ilustra a capacidade que o «Zé dos Pregos» tem para prender a atenção de todos.

PASSO A PASSO é, pois, uma proposta diferente para qualquer tipo de público. Fugindo a uma visita de carater religioso não lhe volta as costas, muito pelo contrário. Não sendo um roteiro técnico ao património, faz muito por ele ao abrir portas que habitualmente se encontram fechadas. Sendo singular na forma de apresentação, acrescenta-lhe valor e interesse artístico. É caso para dizer que tem tudo para atrair forasteiros à nossa cidade. E para transformar em turistas cá dentro os que por cá habitam!

PASSO A PASSO tem autoria, encenação e interpretação de Leandro Ribeiro. Os interessados em fazer a visita guiada e encenada às nossas Capelas dos Passos deverão contatar os serviços de Turismo da Câmara Municipal de Ovar, seja no posto de Ovar ou no posto do Furadouro. Poderão ainda ligar 256 509 153 ou 930 409 207. Outra possibilidade será usar o endereço de email turismo@cm-ovar.pt.

É verdade que a iniciativa surge num período propício ao interesse de todos, pois atravessamos a Quaresma. Sabemos também que PASSO A PASSO é uma abordagem experimental, para já com um âmbito de datas reduzido. Acreditamos, contudo, que terá tudo para que possa vir a acontecer ao longo de todo o ano; pois estamos certos que quem venha a experimentar este programa irá certamente fazer boa publicidade do mesmo!

Deixamos mais alguns registos fotográficos, da visita que tivemos o prazer de integrar:

« 1 de 57 »


Fotos: Jaime Valente
Texto: Jaime Valente



Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

A sua nova rádio de sempre

A passar agora
TITLE
ARTIST