GNR: Núcleo de Proteção Ambiental de Ovar resgatou réptil em Estarreja
Escrito por AVfm em 04/08/2020
O Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Ovar, capturou uma cobra de água-de-colar (Natrix Natrix), com certa de 1,20m, na localidade de Santo Amaro, em Beduído, no concelho de Estarreja.
Após um pedido de intervenção de colaboradores da empresa HINOXMETAL, onde se encontrava o animal, a GNR deslocou-se às instalações da mesma, com o intuito de localizar e capturar a cobra.
“Uma vez que o réptil não apresentava lesões, foi restituído ao seu habitat natural“
refere a publicação da GNR nas redes sociais.
A Cobra de água-de-colar:
Os exemplares desta espécie podem alcançar 2 metros de cumprimento, tendo a cabeça grande e bem diferenciada, graças a um focinho largo e arredondado. Da sua ementa fazem parte rãs, relas, sapos, salamandras, tritões e peixes.
Entre Novembro e Março hibernam, sendo facilmente encontradas junto a lagos, albufeiras e charcos, em quase toda a Europa, no Norte de África e no Oeste da Ásia. Em Portugal está distribuída amplamente pelas diferentes regiões, sendo apenas rara nas áreas mais áridas.
No caso de avistar animais selvagens em perigo ou fora do seu habitat natural, se tiver conhecimento de infrações ambientais ou pretender ver algum tipo de dúvida esclarecida, as autoridades aconselham a contatar a Linha SOS Ambiente e Território, através do número 808 200 520.