Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00

Atual

Passe de Letra

19:00 20:00


Já é possível visitar utentes internados no Hospital de Ovar

Escrito por em 25/12/2020

Já é possível visitar os doentes internados no Hospital Dr. Francisco Zagalo (HFZ) de Ovar. Embora sujeitas a várias condicionantes, as visitas foram retomadas na passada quarta-feira, 23 de dezembro.

O cancelamento das visitas na unidade hospitalar foi uma das medidas implementadas no âmbito de prevenir a transmissão do SARS-CoV-2, o vírus responsável pela pandemia Covid-19.

Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, assegura que durante o período em que não foram permitidas visitas presenciais, houve recurso a meios tecnológicos para aproximar os doentes internados dos seus familiares. Salienta ainda que o contato humano e esta proximidade, criada através de outros meios, tem um “impacto na saúde psicoemocional dos utentes e seus familiares”.

Nesta época especial para a generalidade das famílias, existe a necessidade de complementarmos este programa de visitas com a concretização de um programa de visitas presenciais seguras, que possam atenuar o sofrimento de quem não pode, por motivo de doença, partilhar a época natalícia com os seus entes queridos.

Só é possível visitar doentes não Covid-19. Tal decisão justifica-se pelo fato de o edifício não disponibilizar condições que permitam assegurar visitas seguras aos utentes que se encontram internados em isolamento.

Cada visita terá a duração de 15 minutos, podendo, numa situação excecional, estender-se ao limite máximo de meia hora. Estas, serão realizadas da parte da tarde, entre as 14h00 e as 17h00, e necessitam de uma marcação prévia, combinada entre os familiares e os serviços da unidade de saúde. Não se descarta a possibilidade de combinar outros horários de visita, caso seja necessário.

De forma a cumprir as normas estipuladas pela Direção Geral da Saúde, as visitas terão de higienizar as mãos antes a após a visita ao familiar internado, utilizar máscara cirúrgica e manter o distanciamento físico de segurança, entre o doente e os profissionais de saúde.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *