Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Ovarense tentou, mas Académica foi mais briosa

Escrito por em 28/12/2020

A Ovarense Basquetebol continua em maré negativa na Liga Placard. Procurando redenção em Coimbra, os vareiros visitaram o terreno da Académica local e, mesmo tendo lutado até ao fecho da partida pela vitória, voltaram a ceder e averbaram o seu quarto desaire consecutivo.

O resultado final de 75-72 a favor da Académica mostra que o jogo podia ter caído para qualquer um dos lados. Na verdade, a Ovarense até esteve mais tempo na frente do marcador, tendo inclusivamente partido para o último quarto do desafio na dianteira. No entanto, esta foi mais uma exibição recheada de sinais negativos para a Ovarense, em que a equipa sentiu muita dificuldade em encontrar o seu melhor basquetebol, algo que a prejudicou em grande escala nos minutos finais do encontro e a levou a ser ultrapassada na entrada dos últimos 60 segundos em campo.

A apatia defensiva apresentada recentemente voltou a ser uma das maiores pechas alvinegras, nomeadamente o jogo das tabelas, capítulo totalmente dominado pelos locais. A Ovarense ainda foi capaz de responder, na primeira parte, com uma percentagem muito razoável na linha de 3, mas os turnovers a favor da Briosa começavam a ser evidentes e preocupantes para a armada de Nuno Manarte.

A segunda parte trouxe novamente um jogo partido, mas nunca bem jogado. Apesar da entrega de ambos os conjuntos, ninguém se conseguia distanciar no marcador e os números individuais das referências da Ovarense teimavam em não aparecer para ajudar a equipa.

A intranquilidade da Ovarense sentiu-se, acima de tudo, na hora de carimbar a vitória. A Académica, vivendo um período de forma bem mais estável, soube aproveitar o nervosismo da Ovarense e passou para a frente do marcador. Com dificuldades para responder em campo, a turma vareira ainda reuniu em desconto de tempo para alinhar a estratégia e levar o jogo, pelo menos, a prolongamento, algo que não foi possível.

Fiquem com as declarações dos técnicos no final da partida, recolhidas pelo repórter no local, Pedro Silva:

Nuno Manarte | Treinador Ovarense Gavex
Ivo Rego | Treinador Associação Académica Coimbra

No fim do encontro, destaque para o desnível nos ressaltos (superioridade 46-37 para a Académica) e o número de turnovers (18) concedidos pela Ovarense – que originaram 20 pontos a favor dos anfitriões.

Individualmente, salvaram-se as exibições de Brock Gardner (17 pontos, 11 ressaltos, 2 assistências) e Isaac Johnson (17 pontos, 8 ressaltos, 4 assistências). Por seu turno, Kendall Jacks e, principalmente, Trey Moses voltaram a evidenciar o menos fulgurante momento de forma que atravessam.

A Ovarense ocupa o 11º lugar da Liga Placard, classificação perigosa e cada vez mais distante dos 8 apurados para o playoff. Recorde-se que, no modelo da edição 2020/21 da Liga Profissional, os dois últimos classificados da fase regular descem de divisões de forma direta, 11º e o 12º da tabela terão de disputar um playout para evitar a despromoção.

Com 3 vitórias em 10 jogos, a Ovarense quererá fechar o ano civil com o regresso aos triunfos. No dia 29 recebe, na Arena de Ovar, o CAB Madeira. Neste jogo em atraso da 7ª jornada, a Ovarense acerta o seu calendário e, em caso de vitória, pode ultrapassar o Galitos do Barreiro, subir ao 10º lugar e regressar à zona de manutenção direta…


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *