Hospital de Ovar disponibiliza mais 20 camas para doentes não Covid-19
Escrito por AVfm em 22/01/2021
No sentido de otimizar a resposta à situação vivida nos hospitais de referência, o Hospital de Ovar reconfigurou a sua atividade, reforçando para mais do dobro a sua capacidade de internamento.
O Hospital Dr. Francisco Zagalo (HFZ) de Ovar reconfigurou a sua atividade cirúrgica para aumentar a capacidade de internamento para doentes não Covid. A unidade vai disponibilizar mais 20 camas, passando a poder receber um total de 36 doentes no serviço de Medicina Interna.
Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo da unidade de saúde, afirmou que neste período crítico, devido à procura dos serviços de saúde, o Hospital de Ovar vai conseguir libertar enfermarias de outros hospitais da região, para que esses possam acudir mais doentes infetados com o SARS-CoV-2, seja em enfermaria ou em cuidados intensivos.
Explicou também que tal aumento de camas só foi possível porque foi suspensa a atividade cirúrgica, foi reativada uma enfermaria no espaço do ginásio de Medicina Física e de Reabilitação, o qual foi transferido para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Ovar. Estas adaptações são em tudo semelhantes aos procedimentos realizados na primeira vaga da pandemia Covid-19.
É muito importante este trabalho em rede entre as instituições do SNS, principalmente nesta fase de enorme pressão que se vive no internamento hospitalar e o Hospital de Ovar revela, de novo, a sua enorme importância para a população deste concelho e da região.
disse Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo
O Presidente do Conselho Diretivo agradeceu o esforço dos profissionais de saúde daquela unidade hospitalar, os quais “têm revelado uma dedicação extrema a esta causa”. Adianta também que esta reconfiguração se manterá até 31 de janeiro de 2021, com a possibilidade de ser prolongada, caso a evolução epidemiológica o exija.