Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Ovarense apresenta-se aos sócios com derrota diante do Illiabum

Escrito por em 22/09/2017

Jogo de apresentação à massa adepta no Arena Dolce Vita, com a casa bem composta, opôs a Ovarense Dolce Vita ao Illiabum, 8º e 5º classificados na época anterior respetivamente, numa partida de pré-época que servia mais para apresentar as novas caras do plantel do que propriamente para qualquer questão competitiva.

A Ovarense Dolce Vita apresentou 3 reforços no seu 5 inicial, constituído por Will Perry, João Grosso, Pedro Pinto, André Pinto e Marquis Vance. Por seu turno, o Illiabum apresentou como 5 base Ronald Boggs, Danilovic, Jeffrey Early, Nuno Sá e Pedro Belo.

A formação vareira entrou forte no primeiro período, chegando mesmo a uma vantagem de 11 pontos, praticando um jogo interior e um inside out eficazes, do qual Marquis Vance, norte-americano que veio da Universidade Alcorn State, tirou bastante proveito com 8 pontos iniciais. Aliás, os mais de 80% de eficácia da equipa no lançamento são expressivos disso mesmo.

Mas a verdade é que, ainda no primeiro período, o Illiabum foi corrigindo alguns erros e começou a reequilibrar o marcador, que terminou com um parcial de 23-18.

A partir do 2º período tudo foi diferente. O Illiabum pressionou a construção do jogo da Ovarense, várias vezes recorrendo a uma defesa a dois homens sobre o portador da bola, e o jogo da Ovarense ressentiu-se disso. Num ano em que a aposta é forte na organização coletiva do seu jogo, a eficácia dos vareiros caiu a pique após este reajuste do Illiabum, que capitalizou muito bem os turnovers com contra-ataques rápidos e certeiros, passando para a frente do marcador, ganhou uma vantagem confortável e foi controlando as pequenas reações da formação da casa.

O resultado final acabaria com um expressivo 60-92, favorável aos visitantes.

Ouça as declarações dos técnicos a Hélder Ferreira após o encontro:

Nuno Manarte – Treinador da Ovarense Dolce Vita

Pedro Monteiro – Treinador do Illiabum

Quanto aos reforços, os dois bases Will Perry e Pedro Oliveira, ex-Aquimisa e ex-FC Porto, ainda demonstraram não estar entrosados com a equipa, o que nesta fase é natural. Isso refletiu-se bastante nos seus lançamentos de longa e média distância, bem como na assistência aos colegas. João Grosso, ex-FC Porto, esteve ativo na tabela defensiva mas depois não o traduziu tão bem para o jogo ofensivo. José Miranda, ex-Illiabum, ainda não se mostrou muito para lá do espírito aguerrido mas também ainda terá mais oportunidades. Por último, Marquis Vance, jogador de grande estatura que chegou mais tarde à equipa, revelou já alguns dotes que certamente serão mais-valias no futuro com os seus variados recursos técnicos que explanou nos poucos minutos em campo.

Resumindo, muitos acertos são necessários, natural de uma pré-época, e alguns jogadores ainda precisam de se ambientar a uma nova realidade para evoluírem para outras exibições e o próprio coletivo ficar a ganhar com isso.

No próximo fim-de-semana, a Ovarense Dolce Vita terá mais dois compromissos de pré-época, uma vez que irá participar na Oliveira Azeméis Cup.

Veja a fotogaleria:

 


Foto: António Silva
Texto: Hélder Ferreira


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *