Combate à Covid-19 em Cabo Verde reforçado com profissionais de saúde de Aveiro
Escrito por AVfm em 20/05/2021
Chegaram a Cabo Verde, no início desta semana, 2 médicos e 4 enfermeiros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que irão reforçar a capacidade de resposta à Covid-19 dos hospitais centrais da cidade da Praia (Ilha de Santiago) e da cidade do Mindelo (Ilha de São Vicente), segundo comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Estes profissionais de saúde formam duas equipas que serão coordenadas pelo INEM, através do Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT), na sequência da missão de avaliação portuguesa que esteve naquele país entre os dias 5 e 12 de maio.
As equipas, que chegaram a Cabo Verde no passado domingo, são constituídas por um grupo de profissionais de saúde do INEM, das Forças Armadas e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o qual integra os Hospitais de Aveiro (Hospital Infante D. Pedro), Águeda (Hospital Conde Sucena) e Estarreja (Hospital Visconde de Salreu).
Os dois médicos contam com experiência em cuidados intensivos e os quatro enfermeiros têm experiência em urgência e emergência e cuidados intensivos.
A missão tem o principal objetivo de reforçar a capacidade de resposta nos dois hospitais centrais nas ilhas de Santiago e de São Vicente e de formar os recursos humanos destes hospitais nas áreas do atendimento do doente crítico e tratamento em cuidados intensivos.