Árvore da Biblioteca não está a aguentar o seu próprio peso
Escrito por AVfm em 22/05/2021
Na passada terça-feira, 18 de maio, uma parte do tronco da árvore da Biblioteca de Ovar rachou. A razão para tal insólito, será, supostamente, o excesso de peso dos ramos e folhagem que a árvore suporta.
A Associação Amigos do Cáster já solicitou ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e à Câmara Municipal de Ovar a adoção de medidas que garantam a sobrevivência daquele emblemático exemplar de Feijoeiro-da-Índia (Erytrina crista-galli).
Para já, a autarquia aguarda autorização do ICNF para a prossecução dos trabalhos de poda e limpeza do local, a par da concretização de medidas que possam ajudar a reequilibrar a árvore.
A árvore da Biblioteca foi considerada, no passado mês de março, como “árvore de interesse público” pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, após candidatura submetida em 2017 pela associação ambientalista vareira.
Relacionado:
Tal classificação, para além de ter sido recebida com grande satisfação, implica responsabilidade acrescida, sendo um dever cívico zelar pela sua proteção e conservação.
A árvore venceu várias adversidades, como quando, em 2017, na sequência de uma tempestade que marcou o mês de maio, teve um dos seus ramos partido pelos ventos fortes. A resiliência do Feijoeiro-da-Índia não só permitiu que esta sobrevivesse a esse episódio, como germinasse uma “árvore filha” no sítio onde o ramo partido caiu, criando rebentos, num processo de multiplicação vegetativa que não é frequente observar em árvores.