Ambulâncias de Emergência Médica do INEM equipadas para realizar eletrocardiogramas
Escrito por AVfm em 04/11/2021
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) equipou recentemente as suas Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) com novos monitores de sinais vitais, que permitem a realização de eletrocardiogramas.
Para Luís Meira, Presidente do INEM, este apetrechamento permite que os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar consigam monitorizar os sinais vitais dos doentes, com um “ganho muito significativo” em termos de saúde, assim como uma melhoria nas condições de trabalho dos profissionais, que passam a dispor de uma ferramenta que “lhes vai facilitar a missão, porque incorpora várias capacidades”.
A disponibilização destes monitores nas 56 ambulâncias deste tipo representou um investimento na ordem dos 600.000€, traduzindo-se, numa melhoria da prestação de cuidados de saúde a quem deles necessita, designadamente a doentes com sinais e sintomas de patologia cardíaca. Anualmente, são enviados meios de emergência para mais de 17 mil casos de dor torácica.
Os novos equipamentos permitem a realização de eletrocardiogramas de 12 derivações, para além de outras funcionalidades essenciais para a prestação de socorro, como a desfibrilhação automática externa.
Através da aplicação do Protocolo de Dor Torácica, as equipas de profissionais destas ambulâncias, no terreno, têm a possibilidade de realizar este exame e enviar os resultados para os Médicos Reguladores presentes nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, contribuindo para um encaminhamento mais adequado dos doentes.