Campeonato SABSEG: Ovarense ataca arbitragem após derrota em Fiães
Escrito por AVfm em 16/01/2022
A 19ª jornada do Campeonato SABSEG não foi positiva para o concelho de Ovar. AD Ovarense, ARC S. Vicente Pereira e SC Esmoriz não conseguiram vencer na Zona Norte (os dois últimos empataram nos seus duelos); CCR Válega não foi feliz na Zona Sul.
Embora S. Vicente Pereira até tenha empatado contra o Paivense, um dos líderes da sua classificação, e o Esmoriz tenha finalmente regressado aos pontos no duelo contra o Cucujães, o grande destaque da jornada vai mesmo para a derrota da Ovarense, 2 meses e meio depois, na visita a Fiães: o jogo no Estádio do Bolhão ficaria marcado por muitos protestos dos alvinegros para com a equipa de arbitragem e também pelos confrontos no relvado e nas bancadas após o término da partida.
OVARENSE ATACA ARBITRAGEM APÓS DERROTA NO BOLHÃO
Em visita à casa do Fiães SC, a Ovarense marcou passo na 19ª jornada do Campeonato SABSEG. Os alvinegros até começaram a vencer graças a um golo do inevitável Luccas Marques, aos 23′; no entanto, não evitaram a remontada do Fiães no segundo tempo, com golos de Schuster (de grande penalidade, aos 68′) e de Letz (num livre direto superiormente executado, aos 80′).
Pelo meio, no começo da segunda parte, Bruninho acabaria expulso por acumulação de amarelos num lance que gerou muitas críticas vindas do banco de suplentes às ordens de Bock. Porém, já antes, ainda no primeiro tempo, a Ovarense queixou-se de um lance passível de expulsão para o capitão fianense, Raúl Martins: na circunstância, Fábio Novo foi carregado em falta junto à grande área quando corria em posição privilegiada em direção à baliza contrária – na opinião do árbitro, não houve motivos para sanção disciplinar.
Certo é que, críticas à parte, a Ovarense encontrou um Fiães muito organizado e sempre capaz de assumir as despesas de jogo. Os comandados de Bruno Baptista nunca perderam o foco no plano para a partida, mesmo tendo estado a perder durante mais de 40 minutos.
Ainda que a Ovarense tenha gerado perigo (principalmente em transições), foi sempre difícil sair a jogar face às linhas subidas do seu adversário. A expulsão de Bruninho foi, portanto, uma enorme contrariedade e, se é certo que os alvinegros continuaram extremamente abnegados e até dispuseram de algumas ocasiões de golo, também é certo que viram o Fiães crescer ainda mais, sufocando junto da baliza de Renato.
Os golos da reviravolta deixaram a Ovarense sem capacidade de reagir, ainda para mais porque, do banco de suplentes, já tinham entrado Hudson Gonçalves e Mateus Arence. Sem Rolas, Magolo e Mica na ficha de jogo, os vareiros nem esgotaram as alterações permitidas e saíram de Fiães com uma derrota que não compromete as suas aspirações, mas que não caiu bem no goto dos elementos afetos à equipa.
O fecho de tarde ficaria marcado pelos ânimos incendiados nas bancadas e pela necessidade de intervenção das autoridades. Também à flor do relvado o jogo terminou com troca de palavras de parte a parte e, no rescaldo à AVfm, com palavras duras de Bock, técnico da Ovarense, dirigidas ao trio de arbitragem.
SÃO VICENTE PERTO DA VITÓRIA TRAVA PAIVENSE
Mesmo que não tenha um registo impressionante em casa, o S. Vicente Pereira continua a provar que, no Estádio Dr. Oliveira Santos, é muito difícil passar incólume. Que o diga o Paivense, uma das sensações do Campeonato SABSEG, que esteve a perder perante os Corvos e só saiu do concelho de Ovar com 1 ponto somado.
Depois da vitória moralizante a meio da semana, o S. Vicente voltou a marcar primeiro que um adversário de valor. Óscar Gomes deu o mote, ainda na primeira parte, e deixou os pupilos de Mário Marques em boa condição de serem felizes pela segunda jornada consecutiva. Óscar que, de facto, esteve em tarde de pé quente, chegando ao bis na etapa complementar.
Porém, o Paivense ainda iria a tempo de responder de forma efetiva nos últimos cartuchos do encontro – aos 83′ e 90′. O goleador Everton, melhor marcador da Zona Norte do SABSEG, mudaria o rumo da partida para o conjunto de Castelo de Paiva, compondo a divisão de pontos com que o duelo terminaria.
Um empate de sentimento agridoce para os vicentinos que, ainda assim, continuam a somar rumo à manutenção e não estão completamente arredados da corrida aos 4 primeiros lugares da Zona Norte. A formação do concelho de Ovar segue no 9º lugar da tabela, com 24 pontos (a 2 do 5º lugar e a 6 do 4º).
ESMORIZ REGRESSA AO COMBOIO DOS PONTOS
O SC Esmoriz foi a Cucujães disputar um jogo de aflitos e soube dividir a partida contra um rival direto na luta pela permanência. Em casa dos homens de Oliveira de Azeméis, o empate de 1-1 ficaria selado num período frenético de pouco mais de 3 minutos.
Os Guerreiros da Barrinha até marcaram primeiro, com um tento oportuno do jovem central, Bruno Ferreira, aos 81′. Aos 18 anos, o atleta formado em Esmoriz vai dando os primeiros passos na equipa principal e já com um contributo decisivo.
O Cucujães responderia pouco depois, aos 84′, conquistando uma grande penalidade que seria convertida por Tiago Crouch. O marcador não mais mexeria.
O empate final não satisfaz nenhuma das equipas. Na perspetiva esmorizense, e apesar do ponto, continua a deixar as contas da manutenção extremamente complicadas. Ainda assim, traz algum alento para a preparação do dérbi contra o S. Vicente Pereira.
VÁLEGA PICA O PONTO MAS PERDE NOVAMENTE
Na Zona Sul, o Fermentelos veio ao Sargaçal, em Válega, e levou os 3 pontos de volta para a Pateira. Marcelo Moreira, aos 25′, e Mané, aos 47′ e 54′, sentenciaram as aspirações dos valeguenses, que apenas responderam na fase final, com um golo do central Rui Pereira, para fechar o marcador em 1-3.
Procurando apenas somar pontos na Zona Sul e já sem a responsabilidade da classificação, os valeguenses são cada vez mais últimos e estão absolutamente isolados na cauda da tabela. Com 19 jogos e 1 ponto, estão já a 15 ponto do 11º, SC Vista Alegre.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Joel Magina, Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente