Ratoeiras e gaiolas de captura ilegais encontradas à venda pela GNR implicaram contraordenações no total de 48.000€
Escrito por AVfm em 24/03/2022
Militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Santa Maria da Feira apreenderam vários meios de captura proibidos, na localidade de Vale do concelho feirense.
Os militares realizavam uma ação de fiscalização a estabelecimentos comerciais, quando verificaram a comercialização de diversas armadilhas (método pressão com mola e gaiolas com alçapão), cuja venda é expressamente proibida por lei.
Os responsáveis pelos dois estabelecimentos foram identificados e os militares apreenderam ainda:
- 15 ratoeiras simples,
- 4 ratoeiras de dois furos,
- 6 ratoeiras de três furos,
- 9 ratoeiras de metal,
- 3 gaiolas com alçapão para captura de aves.
Foram elaborados os respetivos autos de notícia por contraordenação, no valor total de 48.000€, os quais serão remetidos ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
As autoridades recordam que são proibidos todos os meios não seletivos, bem como a instalação ou a prática de métodos de captura ou de abate suscetíveis de provocar localmente a extinção, ou de perturbar gravemente as populações de espécies animais.
Através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), a GNR preocupa-se diariamente com a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental através da Linha SOS Ambiente e Território, com o número 808 200 520.
[give_form id=”81006″]