Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


INEM deu formação a mais de 1.200 Professores em procedimentos de Reanimação e Sobrevivência

Escrito por em 03/04/2022

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem em curso a iniciativa “SBV/DAE INEM-Escolas”, que pretende qualificar professores nas áreas dos procedimentos de Suporte Básico de Vida (SBV) e da Desfibrilhação Automática Externa (DAE).

Desde setembro, quando se iniciou o projeto, o INEM já formou 1.253 professores do ensino público secundário, em estabelecimentos de ensino espalhados por todo o país. Foram concretizadas 111 ações de formação em vários agrupamentos, esforço que será replicado nos próximos meses. Dos docentes participantes, 420 qualificaram-se como Formadores em procedimentos de sobrevivência.

A iniciativa pretende difundir massivamente o ensino destas técnicas de salvamento no ensino secundário, conforme protocolo firmado entre os Ministérios da Saúde e da Educação, envolvendo os Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas das zonas Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Os conteúdos são ministrados pelos Centros de Formação das delegações regionais do INEM. Entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022 nas zonas norte, centro e sul foram formados respetivamente 197, 492 e 564 professores, a par de 170, 233 e 17 formadores.

De acordo com o conceito “Cadeia de Sobrevivência”, são ensinados um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma adequada e eficaz, no tempo certo, aumentam a possibilidade de sobrevivência das vítimas de paragem cardiorrespiratória. É por isso fundamental que, quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de imediato 112 e iniciando manobras de SBV com DAE, vulgarmente designadas de reanimação. O conhecimento e domínio destes procedimentos podem salvar vidas e devem, por isso, fazer desde cedo parte da cultura geral de cada cidadão.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *