700Kg de bivalves apreendidos pela ASAE na Murtosa considerados “alimentos não seguros para o consumidor”
Escrito por AVfm em 15/07/2022
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Operacional de Coimbra, realizou uma ação de fiscalização direcionada a centros de depuração e depósitos de bivalves vivos no concelho vizinho da Murtosa.
Os operacionais verificaram que um dos operadores económicos estava a receber os bivalves, para posterior encaminhamento para o circuito comercial, sem que os mesmos fossem acompanhados de documentação de registo, indicando a data de apanha, a identidade do produtor ou apanhador, a localização da zona de produção, a indicação das espécies e a sua quantidade.
Nesse seguimento, pela infração de falta de rastreabilidade, os 700Kg de bivalves, das espécies ameijoa japonesa e berbigão, avaliados em cerca de 4.680€, foram apreendidos.
Após avaliação através de exame macroscópico, os bivalves foram considerados “alimentos não seguros para o consumidor”, seguindo para destruição numa Unidade de Transformação de Subprodutos.
Na comunicação a dar conta do sucedido, a ASAE remata que irá continuar a desenvolver ações de fiscalização em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.
[give_form id=”81006″]