Futebol: AFA vai reduzir gradualmente os participantes do Campeonato SABSEG
Escrito por AVfm em 28/07/2022
Num comunicado lançado nos seus órgãos oficiais, a AF Aveiro revelou o enquadramento competitivo que vai vigorar nas provas de futebol distrital entre as temporadas de 2022/23 e 2024/25. Ao longo dos próximos três anos, o Campeonato SABSEG será reajustado e, em 2025, terá apenas 16 equipas na sua disputa.
Relativamente à próxima época, pouco mudará em relação ao SABSEG 2021/22. Na verdade, há apenas um ajuste relevante a ter em conta: nomeadamente no que diz respeito às descidas de divisão, que serão menos do que as 7 (que terminaram em 9) da temporada passada.
«Em 2022/23, o Campeonato SABSEG será disputado novamente por 20 equipas, que numa primeira fase serão distribuídas entre as zonas Norte e Sul, cada uma com 10 clubes. Durante esse período, as equipas de cada série jogam entre si a duas voltas, sendo que os quatro primeiros classificados garantirão o Apuramento de Campeão, ao passo que as formações que terminem entre o 5.º e o 10.º lugar disputarão a Fase de Manutenção e Descida.
No Apuramento de Campeão, aplicar-se-á um coeficiente 0.5 por excesso, de forma a premiar regularidade, principalmente nos casos de clubes vindos de séries diferentes. Neste período, as oito equipas jogarão entre si a duas voltas, sendo que, no final, o primeiro classificado será coroado campeão distrital, assegurando a consequente promoção ao Campeonato de Portugal.
Já na Fase de Manutenção e Descida mantêm-se as duas séries, Norte e Sul, cada uma com seis equipas, que manterão os pontos conquistados na primeira fase e jogarão entre si a duas voltas. E é neste ponto que se encontra o ajuste, já que este ano serão menos as descidas do que aquelas que estavam inicialmente previstas. Assim, no final, serão automaticamente despromovidos os dois últimos classificados de cada série, juntando-se a estes o pior quarto classificado de ambas.»
Já em 2023/24, o Campeonato SABSEG sofrerá uma mudança significativa, voltando ao formato de uma única fase de 18 equipas, muito semelhante ao que acontecia antes dos ajustes impostos pela pandemia. Em 2024/25, a competição será reduzida para 16 equipas, prevendo-se a despromoção dos 3 últimos classificados.
Em 2024/25, a AF Aveiro pretende cingir a sua elite a um grupo restrito de equipas, dando aso às suas 1ª e 2ª Divisão Distrital para que os clubes menos preparados possam evoluir num patamar competitivo que lhes permita chegar ao sucesso. Assim, enquanto que o Campeonato SABSEG sofrerá mudanças ao longo dos próximos anos, a 1ª Divisão (principalmente) manterá uma estrutura semelhante nas próximas épocas e, por seu turno, a 2ª Divisão Distrital evoluirá de uma série única para um campeonato dividido em duas séries.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva