Câmara de Ovar apresentou Guia Educativo Municipal para o ano letivo 2022/23 à porta
Escrito por AVfm em 13/09/2022
Foi apresentado, na quinta-feira, 8 de setembro, o Guia Educativo Municipal para o ano letivo 2022/2023. A sessão decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar (CMO), onde se reuniu a comunidade educativa local.
O ano letivo que agora se inicia será marcado pelo novo modelo de gestão, no âmbito do processo de Descentralização na área da Educação. Assim, o Município de Ovar assumirá um conjunto de competências, antes da responsabilidade do Estado, que se juntarão às que já eram lideradas pela autarquia.
Domingos Silva, vice-presidente da CMO e Vereador com o Pelouro da Educação, assegurou que as novas “competências estão a ser implementadas no terreno”, com a mudança a ser realizada da forma mais pacífica possível. Adiantou que o executivo municipal continuará a “pugnar por um sistema de educação de qualidade”, proporcionando as melhores condições para todos.
O documento apresentado reúne as várias respostas do município, dirigidas a crianças e jovens, complementares aos programa das escolas, de acordo com a seguinte estrutura:
- Apoios às Famílias
Atividades de animação e apoio à família (pré-escolar) e Oferta dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho - Ação Social Escolar
Transporte escolar, Programa alimentar e Bolsas de Estudo Ensino Superior - Saúde e Bem-Estar
Showcooking sobre Comida Saudável, Na Medida Certa, Programa de Saúde Oral – Sr. Dente, + Cooluna, Programa Municipal de Natação e Natação Adaptada - Educação Ambiental
Projetos escolares, Visitas de estudo, Atividades de tempos livres, Atividades para grupos e famílias e Conteúdos digitais abertos - Promoção da Leitura
Concurso Mais e Melhores leitores, À Descoberta da Biblioteca Municipal, Concurso Intermunicipal de Leitura, Aos Sábados é outra História, Autor(es) à Vista – Itinerância Concelhia de Escritores, Ilustradores e Contadores de Histórias e o Encontro Literário – Gigantes Invisíveis - Juventude em Ação
Ovar Career Camp, Ovar Vocation Camp, Ovar Youth Robotics, Orçamento Participativo Escolar 2022/2023 - Promoção do Sucesso Escolar
Empresários para a Inclusão Social e Cidade Amiga das Crianças - Férias Divertidas
Faz-te às Férias, Faz-te às Férias Adaptado e Academias de Verão - Tradições e Identidade
À Descoberta de Ovar, Cantar dos Reis e Carnaval
O Vereador da Educação aproveitou para reafirmar o compromisso da autarquia com a comunidade educativa, recordando que, desde o primeiro de abril, foram aceites um conjunto de novas competências, algumas das quais se encontram em fase de implementação.
Consciente da existência de algumas dificuldades, Domingos Silva explicou que, juntamente com os diretores dos agrupamentos, todas as entidades envolvidas estão a trabalhar para que a “passagem seja o mais pacífica possível para o funcionamento das escolas”.
O Presidente da autarquia, Salvador Malheiro, começou o seu discurso com uma palavra de ânimo e força para o Ano Letivo já à porta, afirmando ser conhecedor do desgaste e das dificuldades dos docentes nos últimos anos, mas assegurando que “estamos preparados para enfrentar os desafios que aí vêm”.
Quanto ao processo de Descentralização na área da Educação, explicou ser um defensor do mesmo, uma vez que uma entidade mais próxima das escolas consegue aplicar outro modelo de gestão, mais fácil e até mais barato, na sua perspetiva. Salvador Malheiro afirmou que este setor continua a ser uma prioridade para o município, com as medidas e programas patentes no Guia Educativo Municipal a representar um investimento superior a 300.000€.
Espero que as coisas decorram com normalidade e os problemas que surgirem nós estamos cá para resolver!
concluiu o edil
[give_form id=”81006″]