Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


“A Jornada do Doente” promoveu a reflexão sobre os serviços do Hospital de Ovar, em busca da satisfação dos utentes

Escrito por em 10/07/2021

Já se encontra concluída a primeira fase do projeto “A Jornada do Doente”, iniciativa do Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ).
Perceber por que tipo de experiências passam os utentes quando recorrem aos diferentes serviços prestados pela unidade de saúde, com o intuito de referenciar os aspetos que podem ser melhorados é o principal objetivo.

Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo, explicou que a iniciativa surgiu no âmbito da transformação digital e organizacional, já em curso na unidade hospitalar. Enraizar a humanização da saúde e dar resposta à necessidade da prestação de cuidados individualizados, passa, portanto, pelo estabelecimento de uma relação mais personalizada com os utentes.

Estou certo da importância que este projeto representará para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e para a satisfação da população que nos procura.

acrescentou Luís Miguel Ferreira

O objeto de estudo do projeto é a compreensão da passagem dos utentes pelos serviços de internamento (médico e cirúrgico) e pela valência de consulta externa.

Na prática, o projeto é liderado por uma equipa interna do Hospital de Ovar. A primeira fase decorreu ao longo de quatro meses, contando com a colaboração da “Winning” (consultora de gestão criada em 2011), sob a coordenação interna de Sandra Marques (técnica superior) e Rui Parreira (consultor de tecnologias de informação).

Sandra Marques salientou o envolvimento dos profissionais, que se associaram a vários workshops de reflexão e ideação, motivados a transformar os constrangimentos verificados em oportunidades de melhoria.

“A Jornada do Doente” está enquadrado na candidatura “Hospital do Futuro: O foco no utente”, cofinanciada pelo Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública – SAMA2020, cuja missão é possibilitar que os serviços públicos  melhorem o acesso às tecnologias de informação e comunicação, bem como a sua utilização e qualidade.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *