Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Gira Discos

22:00 24:00

Atual

Gira Discos

22:00 24:00


Fim de semana é… Basqueiral… fora e dentro do Museu de Lamas!

Escrito por em 10/07/2021

O Festival BASQUEIRAL está de volta, pleno de energia acumulada para libertar

A reedição do BASQUEIRART, a extensão do festival que se agiganta em 2021, resulta da organização conjunta da Basqueiro – Associação Cultural e do Museu de Santa Maria de Lamas, uma parceria que se amplifica e amadurece, tendo conseguido chegar ao sempre difícil apoio da Direção-Geral das Artes (DGARTES).


Relacionado:


A decorrer de 19 de junho a 22 de agosto, com uma programação de fundo ininterrupta, a programação cultural intensifica-se a cada fim de semana.
Confira o que o festival tem para oferecer a 10 e 11 de julho:

No sábado terá lugar a segunda sessão do café concerto, com início marcado para as 21h30, com dois projetos musicais a subir ao palco:

Tren Go! Sound System

Tren Go! Soud System é uma “one-man-band” em constante passagem por paisagens das mais variadas espécies. Desde 2006, Pedro Pestana (10 000 Russsos e Talea Jacta) percorreu Portugal de lés-a-lés inúmeras vezes em concertos… e muita Europa!

Em 2011 lançou “Wooowooo”, pela Lovers & Lollypops, e “Bedroom Music #1”, pela Giant Fern. Em 2017 foi a vez de “Live at Plátano, Roriz”, pela Martelo Pneumático. Marcou presença em compilações da “Tapes She Said”, da música pop desempregada, da Optimus Discos e no “Um Ao Molhe”. Manteve colaboração com diversos artistas visuais como Slide jane, Rodrigo Pereira ou V de Sotavento.

Durante este ano, Tren Go! Soud System avança com dois novos álbuns. “Assessment”, o primeiro, em parceria com o músico alemão Sidney Yendis (Ornamental) na bateria, pela Dirty Filthy Records e pela alemã Pink Tank Records. O segundo trabalho discográfico, “Suspended Islands”, é a banda sonora de uma performance de Wura Moraes e Darya Efrat, com lançamento previsto para a segunda metade deste ano e edição em vinil, também pela Dirty Filthy Records.

El Señor

O coletivo El Señor estreou-se em 2017 com “Alvorada Beat”, um EP expresso, mas eficaz de “rock n’ roll despretensioso” e despenteado.
Entre o garage, o pop e o surf, percorreram o país e marcaram presença em festivais como Vodafone Mexefest, Party Sleep Repeat, Mucho Flow, Black Bass e Gliding Barnacles.

Após uma curta pausa, os El Señor, regressam renovados, em 2019, com um line up alterado e preparados para por de lado o som fofinho que os trouxe até às luzes da ribalta.

“Suburbs of Joy” é o primeiro LP de El Señor e representa o crescimento da banda ao apresentar um som mais maduro e pensado. A bateria que marca o ritmo hipnotizante é acompanhada de linhas de baixo que se recusam a ficar em segundo plano, de guitarras explosivas e cortantes e de vozes rebeldes e fortes.

Os concertos terão lugar no espaço exterior do Museu de Lamas, com lotação limitada a 50 pessoas e a entrada a custar 5€. As portas abrem às 20h30, já que o bilhete dos concertos dá acesso a visitar gratuitamente a exposição de fotografia “Living Among What´s Left Behind”, do fotojornalista Mário Cruz.

Às sextas-feiras, a exposição tem a singularidade de poder ser apreciada com outro olhar, através das Visitas Noturnas. Para isso, o Museu de Lamas abre as portas das 21h30 até às 24h00.

O CineEco Seia – Festival Internacional de Cinema Ambiental é uma nova parceria, mais uma conquista que orgulha e reforça o Basqueiral. Com as arcadas do Museu de Lamas como pano de fundo, o Basqueirart 2021 recebe uma extensão oficial da 26ª. edição do CineEco Seia que, a cada ano, reúne mais de 600 obras a concurso.

A sessão da tarde, agendada para as 15h30, repete-se às 16h30, com o público infantil como alvo. A projeção será feita no interior do Museu de Lamas, com entrada gratuita. Apesar disso, sendo a lotação limitada a 12 pessoas, é obrigatório fazer inscrição prévia, por email para geral@museudelamas.pt ou através do telefone 227 447 468.

A sessão da noite, com início às 22h00, destina-se ao público em geral, sendo igualmente de acesso livre. Decorrerá no exterior do Museu, bastando marcar presença para assistir.

Sessão da tarde – público infantil:

  • Entre Baldosas, de Nicolas Conte, animação, Argentina, 2019, (9
  • min),
  • The flat, de Lev Voloshin, animação, Moldávia, (1 min),
  • Çoban, de Dogus Ozokutan, animação, Túrquia, (3 min),
  • Oficina com o Serviço Educativo do Museu de Lamas.

Sessão da noite – público em geral:

  • The Village and the Wildfire, Kathrin Reichwald, Documentário, Alemanha, 2020 (88 min).

Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *