A “papa-pontos” Ovarense (con)vence na recepção ao Lamas e segue invicta no Sabseg

Por em 29/10/2019

A antecipação no ar para o jogo grande da jornada era palpatória. Já há algum tempo que não se via o Marques da Silva repleto de adeptos, e tudo isto para ver o líder invicto frente ao seu perseguidor. Os 1.º e 2.º classificados, AD Ovarense e CF U. Lamas respectivamente, puxaram dos galões e deram um espectáculo para quem se deslocou ao centro de Ovar. Oportunidades não faltaram, o que escasseou mesmo foram os golos, mas Marmelo compensou na recta final com um momento que não esquecerá tão cedo. A Ovarense passa mais uma fase da “liga dos campeões” com distinção…

Estava o primeiro lugar em jogo e isso fez-se sentir logo desde o momento em que Tiago Fernandes deu o apito inicial. Com as duas equipas separadas por 3 pontos, uma vitória podia fazer a diferença entre uma liderança ainda mais isolada ou uma nova liderança. Ninguém queria ceder o ascendente ao adversário e isso foi notório quando nos primeiros minutos a bola andou a rondar com perigo ambas as balizas.

Intensidade transparecia no ar e depois de uns primeiros avisos do União, coube à Ovarense duas das melhores oportunidades no primeiro tempo, que saíram dos pés de Tigas para excelente intervenção de Xavier, e de uma bola cruzada ao segundo poste em que quase se colocava o “selo final”.

Foram uns primeiros vinte minutos muito intensos, em que se percebeu o porquê de serem os líderes do campeonato Sabseg. A excelente moldura humana vibrava a cada jogada de perigo, e só faltava uma maior eficácia para o espectáculo chegar ao seu “apogeu”.

Mas a electricidade dissipou-se e eis que…

Depois do início electrizante, as equipas baixaram a sua intensidade e começaram a luta pelo meio campo, com o U. Lamas a respirar mais um bocadinho depois de uma fase de maior intensidade dos vareiros. Nessa fase começou a aparecer um Marmelo que queria pegar no jogo e ser decisivo, mas o seu melhor estaria reservado para o final.

Até ao descanso a Ovarense volta a ter um pequeno ascendente que apesar de tudo, ainda ia sendo controlado de forma segura pelos visitantes.

Ascendente esse que continuou nos primeiros minutos da segunda parte. Os vareiros voltaram a entrar bem, mas foram começando a perder o “gás” e o Lamas começou progressivamente a subir no campo e começou a dominar a partida.

Na última meia hora da partida, os visitantes foram sempre mais incisivos, apesar da Ovarense ainda dar sinais de perigo em contra-ataque. Começaram a apertar junto da baliza de Renato Lopes e foi de uma bola parada na esquerda que criaram a sua melhor oportunidade em toda a partida.

A bola entrou pela esquerda da área com Balla na cara de Renato a permitir uma defesa por instinto do guardião, que apenas teve a hipótese de a desviar para o outro poste. Foi então aí que apareceu o capitão Joel que se deslumbrou com a oportunidade que lhe surgiu bem à sua frente. O central tinha a baliza escancarada e fez o mais difícil, falhar o esférico a um metro da baliza deserta.

Não concretizou o CF U. Lamas, e o jogo foi-se aproximando do término com os adeptos na bancada a conformarem-se de que o empate seria o resultado destinado a acontecer.

Mas eis que o momento alto, acabou por acontecer, já para lá dos 90’…

Com o jogo partido e 5 minutos de compensação, os alvi-negros colocaram o esférico na esquerda em Marmelo, que falhou uma primeira tentativa de cruzamento, mas à segunda, puxou o esférico para a entrada da área e rematou com força e colocação às malhas laterais da baliza de Xavier. O guardião bem se esticou, mas foi impotente para defender o remate forte e colocadíssimo que apanhou todos de surpresa.

Foi a euforia total nas bancadas, com o jogo a terminar pouco tempo depois e os ovarenses a festejarem efusivamente mais uma vitória e uma liderança ainda mais isolada. A ADO voltava a “bater o pé” aos grandes e continuava a senda de vitórias consecutivas, num início de sonho no Sabseg.

Faltam apenas 11 pontos para o grande objectivo…

No final do encontro chegamos à conversa com os técnicos, Tiago Leite e Ricardo Nascimento, que deram ao repórter Helder Ferreira o seu input sobre a partida:

Tiago Leite | Treinador da AD Ovarense
Ricardo Nascimento | Treinador do CF U. Lamas

Foram também recolhidas as declarações de dois jogadores das duas formações, Fábio Novo e Sanguedo. Eis as suas declarações à AVfm:

Fábio Novo | Extremo da AD Ovarense
Sanguedo | Lateral do CF U. Lamas

Com dois dos três grandes desafios passados com distinção, segue-se o último e talvez maior desafio, com a Ovarense a deslocar-se ao terreno do São João de Ver. O novo 2.º classificado é a equipa em que se coloca o maior número de fichas para subir de divisão, e será interessante ver se esta ADO invicta vai continuar nesse estatuto, alimentando ainda mais o sonho que já corre nas mentes dos adeptos vareiros.

Ficha de Jogo – 8.ª Jornada Campeonato Sabseg – AD Ovarense x CF U. Lamas

AD Ovarense: Renato Lopes, Vareiro, Fábio Pereira, Gustavo, Bruninho, Marmelo, Tiago Barroqueiro (c), João Paulo, Rolas, Tigas e Luccas Marques.
Suplentes utilizados: Fábio Novo, Farias e Tiago Marques
Suplentes não utilizados: Samuel Biscaia, Cocas, Relvas e Bruno Costa
Treinador: Tiago Leite

CF U. Lamas: Xavier, António Sá, Davi, Joel, Sanguedo, Belinha, Grando, Caio, Balla, Jair e Joca.
Suplentes utilizados: Souza, Diogo e Mário.
Suplentes não utilizados: Ayoub, Kau, Vitinha e Melinho.
Treinador: Ricardo Nascimento

Resultado ao intervalo: 0-0
Resultado final: 1-0

Marcadores: Marmelo (92′)
MVP Rádio AVFM: Marmelo (AD Ovarense)


Fotos: Helder Ferreira
Texto: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST