Abram alas para os novos Campeões Nacionais!

Por em 01/06/2019

«Veni, Vidi, Vici!», disse-o Júlio César e, depois de mais uma tarde gloriosa para o basquetebol do concelho de Ovar, pode dizê-lo também a Ovarense Basquetebol.

A AD Ovarense B sagrou-se, esta tarde, Campeã Nacional da 2ª Divisão Masculina ao vencer, em Peniche, a formação do Montijo BA por 69-66. A jovem equipa comandada por Fernando Silva já tinha feito história ao alcançar a subida de divisão, no início de Maio, e agora consumou uma época incrível com mais um título para o vasto palmarés do clube.

Desde o começo da temporada, o percurso alvinegro tem impressionado pela consistência. Se, na 1ª Fase do Campeonato, a Ovarense B ainda cedeu dois resultados (perante o Clube dos Galitos e Beira-Mar B) e registou 20 vitórias em 22 jogos, a 2ª Fase foi totalmente imaculada e a Ovarense conseguiu a subida de divisão e a qualificação para a meia-final nacional com 10 triunfos em outros tantos jogos.

Nessa mesma meia-final – ou final da Zona Norte – a Ovarense reencontrou o Clube dos Galitos (vencedor da Série Norte A) e teve de suar para avançar para a finalíssima. O Pavilhão do GRIB, em Paços de Brandão, vestiu-se de preto e branco e, perante uma bancada repleta de apoiantes vareiros, a Ovarense conseguiu superiorizar-se com um 64-63 que apenas ficou selado nos últimos 10 segundos de encontro.

Pedro Silva, repórter da Rádio AVfm, esteve presente nessa partida. Ouça a entrevista feita aos técnicos no pós-jogo, com destaque para as palavras de Fernando Silva na antevisão do encontro da final.

  • Declarações AD Ovarense B | Fernando Silva:
  • Declarações Clube dos Galitos | António Barata:

A promessa de que a Ovarense B ia jogar para ganhar foi feita por Fernando Silva… e cumprida!

O Montijo BA era um adversário de respeito e somava um registo (também ele) impressionante: apenas 4 derrotas numa temporada feita na zona sul de Portugal e 16 vitórias nos seus últimos 17 jogos disputados. Na meia-final, o conjunto setubalense até tinha ultrapassado o seu maior rival da época, os Salesianos de Lisboa (52-42), mas já não conseguiu repetir a façanha perante a irreverência e organização da Ovarense B.

A vitória de 69-66 não só confere o título da 2ª Divisão Masculina às cores alvinegras como premeia pela primeira vez, no segundo ano de existência deste campeonato, uma equipa das séries nortenhas do Campeonato. Na época passada, o Campeão Nacional foi o CB Queluz, numa época em que a Ovarense B ficou perto da subida de divisão mas cedeu esse galardão para o AC Alfenense.

Uma subida e título que honram Ovar e que mostram que, na Ovarense, o produto da formação pode ser aproveitado para outros voos. Para além de João Oliveira e Rodrigo Soeiro, atletas que já vão passando pela equipa principal e pela Liga Placard, nomes como o do jovem extremo de apenas 18 anos, André Sousa, podem ser as próximas coqueluches da Arena de Ovar.

Aconteça o que acontecer, o título é já um feito que ninguém pode tirar aos campeões da Ovarense B. O nosso basquetebol está de parabéns, Ovar é mesmo Terra de Emoções (Desportivas).


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST