Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Submarino Amarelo

21:00 22:00

Atual

Submarino Amarelo

21:00 22:00


Amigos do Cáster distribuíram azevinhos à entrada do Mercado Municipal de Ovar

Escrito por em 10/02/2023

A Associação Amigos do Cáster, com a colaboração do Ecoclube Júlio Dinis, voltou a oferecer azevinhos à população de Ovar, no Mercado Municipal da cidade. Os ambientalistas têm promovido esta iniciativa durante os últimos 10 anos.

O grupo de voluntários iniciou a atividade com a colocação dos pequenos azevinhos em vasos biodegradáveis, nas imediações da Igreja Matriz de Ovar. Posteriormente, do outro lado da rua, à entrada do Mercado Municipal, começaram a entregar os exemplares às pessoas que gentilmente se mostraram interessadas e disponíveis para tratar e cuidar bem do azevinho oferecido.

A entrega dos 38 azevinhos teve como objetivo a promoção de uma Floresta Autóctone.
Além do exemplar, os novos cuidadores receberam também alguns conselhos para o cuidado da espécie e informações sobre a importância da proteção do azevinho, tornando-se assim, promotores ativos de Educação Ambiental.

Os Amigos do Cáster escolheram o azevinho, de nome científico Ilex aquifolium L, por ser o representante da floresta autóctone nacional. Espécie protegida por Lei desde 1989, o Azevinho é considerado uma espécie em risco de extinção como resultado da sua exaustiva utilização, sobretudo na época de Natal.

A oferta dos pequenos exemplares, que nasceram espontaneamente nas proximidades de uma árvore adulta, é assim uma forma de ajudar a proteger esta espécie, promovendo a sua disseminação.

Os pequenos frutos de cor vermelha no meio das folhas verdes brilhantes tornam o azevinho uma espécie de singular beleza. A associação ambientalista alerta que devemos de a proteger e preservar, para que possa continuar a ser admirada pelas futuras gerações.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Associação Amigos do Cáster
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *