Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


“Os Cães nossos Amigos” podem ser visitados no Museu de Ovar

Escrito por em 10/02/2023

O Museu de Ovar tem patente a exposição “Os Cães nossos Amigos”, do vareiro António Manuel Valente da Silva, também conhecido por Tony Gaiato.

Nascido em Ovar, no ano de 1959, António Silva perdeu o pai muito novo e acabou por ser encaminhado para a Obra da Rua na Casa do Gaiato em Paços de Sousa, fundada pelo Padre Américo. Foi aí que adquiriu valores e construiu o seu caracter, tendo-se feito homem e assumido o leme da própria vida.

Sempre com respeito e ambição de dar a volta por cima, singrou na sociedade, nutrindo pela sua terra um amor e ligação exemplar. Ao longo da sua vida, foi ultrapassando vários obstáculos, conseguindo proporcionar boas condições à sua família.

António Silva dá muito valor à amizade, à disponibilidade para ajudar e à justiça, sendo para si uma máxima – ser amigo do meu amigo.

Nesse seguimento, nada mais leal e verdadeiro do que ser um amigo dos animais, sendo os cães fiéis guardiões do seu sentido humanista. A empatia que foi nutrindo por estes seres de quatro patas ao longo dos anos originou uma ligação afetiva que se materializou numa vasta coleção de miniaturas de todas as raças, valiosas pela sua raridade.

António Silva começou a colecionar os artigos há 35 anos e atualmente o seu espólio é composto por cerca de 500 peças. Cada miniatura tem a sua história, tendo sido comprada, doada ou subtraída aos amigos. Em “Os Cães nossos Amigos” é possível encontrar peças em vidro, cristal, estanho, ferro, bronze, cerâmica, porcelana, marfinite, resina, prata, cartão, pedra, gesso e madeira.

Para evitar a repetição, o colecionador decidiu alargar a mostra a novos tipos de artigos, como azulejos, canecas, pratos decorativos, cinzeiros, relógios, canetas, garrafas, entre outros, sempre com os motivos caninos.

Confira alguns momentos da inauguração da Exposição “Os Cães nossos Amigos”, no passado dia 4 de fevereiro:

« de 44 »

[give_form id=”81006″]


Fotos: António Dias
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *