«Amigos Verdadeiros» estreia no «XI Festinfância»

Por em 19/05/2019

Arrancou ontem e só vai parar a 2 de Junho a XI edição do «Festinfância», mais uma iniciativa da «CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar». O ciclo, que é dedicado aos mais novos e pretende fomentar a criação de novos públicos para o teatro; tem um programa do qual fazem parte as apresentações finais das várias Classes de Formação da Companhia, a par com a estreia de mais uma produção feita com a prata da casa, como é apanágio da Coletividade vareira vezes sem conta.

Tivemos o privilégio de assistir à ante-estreia desse novo trabalho, que pisará amanhã pela primeira vez o palco da Companhia, para o público escolar que mais uma vez irá passar pela «Festa de teatro para a Infância». Serão centenas de alunos das Escolas e Jardins de Infância da União das Freguesias de Ovar e de Válega que terão a oportunidade de assistir a «Amigos verdadeiros», graças ao apoio das Juntas de Freguesia respetivas.

A iniciativa, que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Ovar decorrerá ao ritmo de 3 apresentações diárias, que farão as delícias dos mais novos. Uma ida ao teatro que para além de um momento diferente e recreativo, servirá para fazer passar o valor da amizade. Também passarão pela «Casa da Contacto» alunos de alguns Estabelecimentos de Ensino particulares, que não quiseram perder a oportunidade de levar os seus pupilos ao teatro! A Companhia vareira está sempre disponível para acolher novas solicitações…

«Amigos verdadeiros» tem texto e encenação de José Ferreira e é interpretada por Clara Pinheiro, Dorinda Resende, Laura Poças e Manuel Costa. Sem querermos adiantar demais sobre a mesma e estragar surpresas; podemos adiantar que o enredo circula à volta de um escritor que vai criar o seu primeiro texto para uma peça de teatro. Durante a fase criativa, com alguma dificuldades de concentração, é assaltado por inúmeras inspirações, vindas de histórias conhecidas que surgem na peça através das «fadas»…

Peripécias à parte, o texto acaba por ser terminado com a ajuda da paciente criada do escritor. Já que tudo acaba bem, o final serve para que todos vão ao teatro, assistir à estreia da peça encenada com base nesse mesmo texto! De forma alegre, são entoadas as quadras com a mensagem principal de «Amigos verdadeiros»:
A amizade é um bem | Que nos faz cantar, | O verdadeiro amigo | Tem muito pr’a nos dar!
No bem e no mal | O verdadeiro amigo | Brincando o’chorando, | Está sempre comigo!
A amizade é um bem | Que nos faz cantar, | O verdadeiro amigo | Tem muito pr’a nos dar!

Após o «Festinfância» a peça que agora estreia, a septuagésima produção da Companhia, integrará o portfolio da «CONTACTO», sendo mais uma opção para a itinerância que a Companhia vareira realiza ao longo de todo o ano, de norte a sul do nosso País.
«Amigos verdadeiros» conta ainda com a contribuição de Miguel Duarte, Isilda Margarida, António Alberto, Delfim Lima e Fernando Rodrigues.

Galeria de fotos:

« 1 de 26 »


Fotos:  Francisco Valente
Texto: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


Continuar a ler

AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST