Andavam aos pintassilgos e foram capturados pela PSP…
Escrito por AVfm em 26/11/2021
Agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Espinho detiveram, a 23 de novembro, pelas 11h00, um homem de 51 anos, por suspeita da prática do crime de caça de espécies protegidas.
Enquanto realizavam uma ação de patrulhamento pela cidade de Espinho, os agentes da autoridade aperceberam-se da conduta suspeita de um indivíduo, tendo-o intercetado e verificado que transportava aves de espécies protegidas, designadamente Pintassilgos. Os pássaros tinham sido capturados pelo homem, com recurso a uma armadilha de rede, que já continha outro exemplar. Os animais e a armadilha foram apreendidos, juntamente com uma coluna de som e alimentos.
No mesmo dia e local, os agentes identificaram um outro indivíduo do sexo masculino, de 44 anos, na posse dum Travesso Serzino, com o intuito de o utilizar na caça de espécies protegidas. Para além de lhe ter sido apreendidos tudo o que transportava, foi constituído arguido, sendo sujeito a Termo de Identidade e Residência.
Mais tarde foram localizados uma armadilha e dois Pintassilgos, sem ninguém por perto, não tendo sido possível apurar o proprietário.
As nove aves apreendidas foram encaminhadas para o Parque Biológico de Gaia – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em Avintes, para serem avaliadas e devolvidas à natureza.