Ano letivo arranca com testes à Covid-19 nas comunidades escolares
Escrito por AVfm em 01/09/2021
O início do ano letivo 2021/22 arrancará com rastreios à Covid-19 em vários elementos da comunidade escolar.
Os alunos que serão submetidos a testes serão os matriculados no 3.º ciclo do Ensino Básico (7º. ao 9º. ano) e no Ensino Secundário (10º. ao 12º ano). Já os professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino serão testados em todos os níveis de ensino.
O Ministério da Educação tomou esta decisão no seguimento de um parecer emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomenda “um screening dirigido à comunidade escolar”, independentemente de as pessoas estarem ou não vacinadas.
O ano letivo 2021/22 arrancará entre 14 e 17 de setembro, prevendo-se, até 15 de outubro, todos os alunos do 3º. ciclo e do secundário, a par de todo o pessoal docente e não docente, já se encontrem testados, no âmbito desta medida preventiva de transmissão.
De acordo com o Ministério da Educação, os rastreios vão decorrer em três fases:
- 1ª. Fase – 6 a 17 de setembro – professores e funcionários,
- 2ª. Fase – 20 de setembro a 1 de outubro – alunos do secundário,
- 3ª. Fase – 4 a 15 de outubro – alunos do 3º ciclo.
O Ministério da Educação justifica a medida referindo “o sucesso da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2”, que demonstrou a relação entre casos de infeção em contexto escolar e a incidência na comunidade.
Além disso, considera-se que uma parte significativa da comunidade escolar já deverá estar vacinada nessa altura.
Os docentes e não docentes começaram a ser vacinados contra a doença Covid-19 ainda durante o ano letivo passado, em março. Atualmente, os discentes têm a oportunidade de ser vacinados, estando a decorrer o processo de vacinação para maiores de 12 anos, que deverá estar completo até 19 de setembro, segundo o calendário definido pela task-force responsável pelo plano de vacinação.