Arranca hoje a 6ª. edição do Festival Literário de Ovar

Por em 09/09/2020

É hoje dado o pontapé de saída da 6ª. edição do Festival Literário de Ovar (FLO), que vai decorrer até ao próximo domingo, dia 13 de setembro. Esta edição acaba por ser especial, assinalando a rentrée cultural de um país em desconfinamento, no único município que viveu uma cerca sanitária.

Promovido pela Câmara Municipal de Ovar , o evento dará vida a vários equipamentos municipais, tendo sido programado de forma descentralizada. Integra venda de livros, painéis de discussão, espaços para interpretação de poesia, leitura de contos, workshops de ilustração, sessões de autógrafos e vários momentos de conversa entre escritores e leitores.

A génese do FLO passa pela promoção dos livros e da literatura em ambientes descontraídos e informais, quase familiares. Essa tem sido a imagem de marca da iniciativa, que partiu do desafio do escritor vareiro Carlos Nuno Granja à autarquia vareira, numa fase em que se pretendia “dar a volta” ao formato desatualizado da “antiga Feira do Livro”.

Continuando a ser coordenado pelo seu mentor, mais uma vez o cartaz é rico e cuidadosamente alinhado, mantendo o interesse e o carisma em cada edição que passa e atraindo a Ovar nomes grandes da literatura nacional.

Rico em conhecimento, vivências e aprendizagens, o FLO valoriza a troca de informações e perspetivas a cada tema que coloca à discussão, sendo organizado para todas as pessoas, de todas as idades e de todos os níveis de formação.

É num período ainda atípico, e de grandes condicionalismos, que o FLO está de regresso a Ovar, garantindo, obviamente, o cumprimento de todas as orientações e normas da DGS, de forma a salvaguardar a saúde pública de todos os intervenientes.  A literatura desempenha um papel incontornável no desenvolvimento e crescimento do ser humano e, numa altura em que nos vemos privados de realizar uma série de atividades, são muitos mais os que procuram refúgio, conforto e distração nas páginas de um livro. Aqui daremos a conhecer grandes nomes da literatura nacional, mas também autores emergentes, ampliando o leque de escolhas dos leitores”.

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar

Todos os momentos do FLO são de acesso gratuito. Em 2020, as regras sanitárias obrigam a inscrição e levantamento de ingressos, como forma de gestão da lotação dos espaços, que serão criteriosamente preparados de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde. As reservas podem ser feitas presencialmente no Centro de Arte de Ovar ou através do endereço de email caovar@cm-ovar.pt.

Confira aqui o Programa Completo do Festival Literário de Ovar 2020


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Bruna Rodrigues


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST