Clubes de Ovar solidários com mais 11 da Divisão de Elite acusam a Associação de Futebol de Aveiro de prepotência. Sabseg arrancará esta semana?!…

Por em 08/09/2020

A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) e a maioria dos Clubes do distrito com equipas inscritas na Divisão de Elite entraram em rota de colisão. Um grupo de 14 emblemas, onde se incluem os 3 do Concelho de Ovar, tornam públicas divergências que pretendem ver discutidas e acolhidas pela AFA, num confronto que pode colocar em causa o arranque da época 2020/21 do Campeonato SabSeg, previsto para o próximo fim de semana…

Queixam-se que, ao contrário de outras Associações Distritais que promovem o diálogo com os Clubes e mostram flexibilidade no arranque da época, com soluções como o adiamento das jornadas iniciais e a suavização dos pagamentos das taxas relacionadas com a modalidade; a AFA tem adotado uma atitude de “ouvidos de mercador”, o que está a gerar a discórdia em muitos Clubes.

Assim, foram 14 os Clubes que subscreveram um email, dirigido a Arménio Pinho, o carismático Presidente da AFA, fazendo valer os seus argumentos, no intuito de tentarem, em conjunto, encontrar a melhor (ou menos custosa) forma de resolver as questões que os estão a preocupar, numa perspetiva “construtiva e de colaboração entre os Clubes e a sua Associação”.

Clubes inscritos no Campeonato Sabseg 2020/21

Adiantam que sem os ganhos da bilheteira, quotizações e patrocínios, que são as grandes entradas de receitas, não têm condições para participar no Campeonato de Elite da AFA, já que a entidade organizadora se mostra inflexível com o valor das taxas e das inscrições, bem como com o prazo de pagamento das mesmas.

Assim, entendemos que a atitude e medidas adotadas pela AFA são ofensivas para com os Clubes e demonstram uma despreocupação total da Associação em relação aos mesmos. O valor das taxas de jogo, o pagamento das inscrições e a insistência sem fundamento para que os clubes de Aveiro sirvam quase como exemplo aos outros distritos demonstram que a Associação tem uma agenda própria, ignorando a sua principal função que é (e nunca é demais realçar) representar e defender os interesses dos seus Clubes”.

pode ler-se no email enviado à AFA pelos 14 Clubes

No referido email, os Clubes informam Arménio Pinho que estarão hoje presentes nas instalações da AFA, pelas 17h00, para reunir, discutir algumas propostas e esclarecer dúvidas pertinentes.

Referem ainda que a Associação esteve mal quando tomou a decisão de avançar com o início da época com base na opinião dos Clubes, pedida de surpresa, no âmbito de “se estariam ou não preparados para isso“. Ficou, dessa forma, no ar a ideia de que a AFA avançou numa atitude de “posso, quero e mando”, não sendo essa a melhor forma de lidar “com quem financia e dá razão de existir à Associação“.

Reforçando opiniões tornadas públicas por Clubes e até Associações de outros distritos não podemos ficar indiferentes à incompreensível postura que os senhores têm mostrado.
Esperamos que não caia em saco roto este nosso desabafo e que, como é obrigação da AFA, esta se empenhe em conjunto com os Clubes a encontrar formas de juntos ultrapassarmos as dificuldades que a todos nos afligem
“.

reforçam os signatários do email

Clubes signatários: AD Ovarense, SC Esmoriz, ARC S. Vicente de Pereira, CD Paços de Brandão, FC Cesarense, CF União de Lamas, Canedo FC, SC Paivense, SC Vista Alegre, AC Cucujães, SC Bustelo e GD Gafanha.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST