Faixa Atual

Título

Artista

Atual

LiveSet Radioshow

00:00 02:00

Atual

LiveSet Radioshow

00:00 02:00


Árvore da Solidariedade de Válega reinventa-se ao fim de 14 anos de tradição

Escrito por em 01/12/2020

Colha uma estrela, traga uma prenda e, com esse pequeno gesto, abrace com sorrisos e esperança, o bem-estar de uma criança…

é o mote da iniciativa

Uma das iniciativas marcantes do Natal valeguense de 2020 será a 14ª. edição da Árvore da Solidariedade, promovida pela Comissão Social da Freguesia de Válega. Acolhida e acarinhada pela comunidade local, a Árvore da Solidariedade é já uma tradição que, ano após ano, faz vir ao de cima o verdadeiro espírito da época que já estamos a viver.

Estando o Mundo, o País e a região a atravessar tempos atípicos, devido às regras e receios que a pandemia Covid-19 trouxe consigo, a Árvore da Solidariedade voltará a acontecer, embora numa edição adaptada, em moldes que garantam segurança, tanto aos que contribuem como aos que beneficiam da iniciativa, que promoverá uma vez mais a cooperação, a generosidade e, consequentemente, o espírito natalício.

Assim, ao invés de pendurar as estrelas nas Árvores da Solidariedade, como sucedia antes, a Comissão Social de Freguesia de Válega entregará as mesmas na Junta de Freguesia de Válega. Através de um contato presencial, ou até mesmo telefónico com os serviços da Junta de Freguesia, será possível escolher uma ou mais estrelas para contribuir, das que ainda se encontrarem disponíveis. Para tal será elaborada e atualizada, sempre que necessário, uma lista com todas as necessidades previamente identificadas.

Árvore da Solidariedade de edições anteriores

Como sempre, a cada estrela corresponderá um número, que identifica, sem revelar a identidade, uma criança da região, com idade igual ou inferior a 10 anos, cuja família foi previamente referenciada como carenciada pelo Gabinete de Apoio Social da Câmara Municipal de Ovar, pela Comissão Social de Freguesia de Válega, ou por outras entidades.

A todos aqueles que venham a contribuir, a Junta de Freguesia de Válega informará o número da estrela que lhes coube, juntamente com a idade e o sexo da criança, o que permitirá adequar a compra das prendas aos seus destinatários. Nenhuns outros dados serão tornados públicos, garantindo-se assim o anonimato das famílias e das crianças necessitadas.

É sugerido que as Prendas de Natal possam ser brinquedos, material pedagógico ou roupa. As ofertas podem ser entregues até ao dia 4 de dezembro, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Árvore da Solidariedade de edições anteriores

As ofertas serão sujeitas a um período de quarentena. Posteriormente, serão entregues por Comissários, nas residências das famílias de cada uma das crianças. A quarentena dos objetos e a devida proteção dos profissionais com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) evitarão qualquer risco de contágio do SARS-CoV-2.

As árvores, colocadas à entrada da Igreja Matriz de Santa Maria de Válega e no adro da Capela de São Miguel, servem também para alertar para a necessidade de preservarmos o meio ambiente. Com uma vertente ecológica, são construídas com materiais reciclados, por entidades locais. Em anos anteriores, puseram mãos à obra utentes do Centro de Dia da Fundação Padre Manuel Pereira Pinho e Irmã e alunos do Centro Educativo da Regedoura.

Para mais informações, pode dirigir-se à Junta de Freguesia de Válega ou, preferencialmente, telefonar para os contatos 256 502 017 ou 961 336 678.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *