Current track

Title

Artist

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00


Associação dos Emigrantes de Santa Maria de Válega celebrou 30 anos!

Written by on 03/05/2022

A Associação dos Emigrantes de Santa Maria de Válega comemorou, no domingo de 24 de abril, o seu trigésimo aniversário. Aproveitando a folga dada pelo alívio das medidas de combate à Covid-19 e sendo “um número redondo”, a Direção liderada por Armando da Silva Valente preparou um programa que, não esquecendo o simbolismo e o respeito por aqueles que já partiram, teve o foco num almoço convívio onde se viveram momentos de plena felicidade.

Na belíssima Igreja Matriz de Válega, a missa da manhã foi celebrada pela alma dos fundadores e emigrantes falecidos, que outrora contribuíram para a criação, consolidação e desenvolvimento da coletividade. No final, houve tempo para uma romagem ao Cemitério e à Estátua do Emigrante, que orgulhosamente está implantada no jardim do centro da vila.

O farto almoço reuniu sócios e amigos, contando com representações institucionais da Câmara Municipal de Ovar (CMO), na pessoa da vereadora Ana Cunha e de elementos do executivo da Junta de Freguesia de Válega (JFV), incluindo o presidente Raul Teixeira.

Com os acepipes confecionados na cozinha da própria Associação a chegar às mesas cerca das 12h30, foi então tempo de reunir à volta dos pratos. Iniciava-se assim um convívio num ambiente quase familiar, a proporcionar o reencontro de amigos, onde reinou a boa disposição.

E porque aniversário é dia de festa, foi isso mesmo que aconteceu ao longo da tarde, que foi preenchida com cantares à desgarrada à moda do Minho. Com a animação a cargo da dupla Freitas & François, bem secundada pelo residente Elísio Batista, não faltaram rimas bem divertidas e o popular som das concertinas, o qual certamente os emigrantes muitas vezes terão sentido a falta quando por paragens distantes. Uma tarde repleta de sorrisos, palmas, amizade e, porque não, de alguma saudade levou os convivas a despedir-se com um “até breve“!

Reveja nas fotos alguns dos melhores momentos da celebração dos 30 anos de vida da Associação dos Emigrantes de Santa Maria de Válega:

« de 23 »

Fotos: António Dias
Texto: Irina Silva

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *