Current track

Title

Artist

Current show

Subúrbio

22:00 24:00

Current show

Subúrbio

22:00 24:00


União das Freguesias de Ovar apoia famílias fragilizadas na realização de pequenas reparações dos seus domicílios

Written by on 04/05/2022

A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO) anunciou o projeto “UFO S.O.S Repara”, que pressupõe apoio gratuito na execução de pequenas reparações em residências.

A iniciativa, dirigida à população mais fragilizada, disponibiliza a mão-de-obra necessária para dar resposta a necessidades reais, tais como serviços de carpintaria, serralharia, eletricidade, canalização, bricolage e outras intervenções de pequena dimensão.

A aquisição dos materiais é sempre da responsabilidade do beneficiário, podendo este solicitar à UFO a sua aquisição. Cada cidadão e respetivo agregado familiar pode recorrer aos serviços até três vezes por ano.

Quem pode beneficiar?

Podem solicitar o serviço os cidadãos com mais de 65 anos, com residência permanente no território da UFO, que se encontrem em situação de fragilidade económica ou social, motivada por:

  • Isolamento e ausência de retaguarda familiar (essencialmente idosos, acompanhados e sinalizados pela PSP e GNR de Ovar),
  • Portadores de deficiência devidamente comprovada,
  • Em situação de doença prolongada.

Para poder usufruir do serviço, o requerente não pode dispor de capacidade própria ou da ajuda de um familiar para executar as reparações. Para além disso, o rendimento mensal per capita do agregado familiar constituído por duas ou mais pessoas deve ser igual ou inferior a 75% do valor do IAS (Indexante dos Apoios Sociais) fixado para o ano civil a que se reporta o pedido. Indivíduos a residir isolados deverão apresentar rendimentos iguais ou inferiores ao valor do IAS.

Como pedir o apoio?

Os pedidos devem ser previamente dirigidos ao Gabinete de Ação Social da UFO, através de formulário fornecido para o efeito, preenchido pessoalmente nos Serviços de Atendimento, dentro do horário de atendimento (9h00 às 17h00), ou enviado em formato digital para o endereço de correio eletrónico social@uniaofreguesias-ovar.pt.

A acompanhar a requisição, devem ser anexados os seguintes documentos:

  • Dados do cartão de cidadão,
  • Fotocópia do último recibo de pensões ou comprovativo do seu valor, assim como comprovativos dos rendimentos dos demais elementos do agregado familiar,
  • Comprovativo das despesas habituais mensais com saúde do próprio ou de todos os elementos do agregado familiar,
  • Comprovativo do grau de deficiência ou situação de doença.

Os apoios do “UFO S.O.S Repara” têm que ser obrigatoriamente usufruídos pelo requerente, que deve estar presente durante a execução dos trabalhos. Será da sua responsabilidade assinar o relatório das intervenções realizadas e pagar à UFO os materiais que possam ter sido requisitados.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *