Baleia encalhada em S. Jacinto não resistiu
Escrito por AVfm em 21/10/2020
No dia 19 de Outubro, uma baleia, com mais de 10 metros, ficou encalhada na Ria de Aveiro, na zona de S Jacinto.
Segundo Humberto Rocha, Comandante da Capitania do Porto de Aveiro, foi mobilizada uma equipa do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) para ajudar o animal, que ainda estava vivo, a voltar ao mar. A esta equipa, juntaram-se elementos da Polícia Marítima, dos Bombeiros das Corporações de Aveiro e da Murtosa e ainda pescadores, incluindo os que deram o alerta, enquanto andavam ao marisco durante a maré baixa.
O plano de salvamento passava por hidratar a baleia enquanto se aguardava pela subida da maré, na expetativa de que o animal viesse a boiar. A determinada altura, as equipas viram-se forçadas a abandonar o local, por razões de segurança relacionadas com a própria maré.
Ria de Aveiro 😭😭😭😭😭
Publicado por Andre Pinho em Segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Durante a noite, o cetáceo chegou mesmo a nadar, com a chegada da maré cheia. Presumivelmente desnorteado, descreveu alguns círculos, acabando por voltar a encalhar num banco de areia. Depois do longo período que permaneceu fora de água e do esforço de tentar encontrar o caminho de volta ao mar, a baleia acabou por morrer na manhã do dia seguinte, 20 de Outubro.
Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva
Pingback: