Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


BASQUEIRART desafia com música e cinema ao longo do fim de semana

Escrito por em 24/06/2021

O Festival BASQUEIRAL está de volta, pleno de energia acumulada para libertar

A reedição do BASQUEIRART, a extensão do festival que se agiganta em 2021, resulta da organização conjunta da Basqueiro – Associação Cultural e do Museu de Santa Maria de Lamas, uma parceria que se amplifica e amadurece, tendo conseguido chegar ao sempre difícil apoio da Direção-Geral das Artes (DGARTES).


Relacionado:


A decorrer de 19 de junho a 22 de agosto, com uma programação de fundo ininterrupta, a programação cultural intensifica-se a cada fim de semana.
Confira o que o festival tem para oferecer a 26 e 27 de junho:

No sábado terá lugar a primeira sessão do café concerto, com início marcado para as 21h30, com dois projetos musicais a subir ao palco:

Ana Deus

Ana Deus nasceu em Santarém, no ano de 1963. Depois de se instalar no Porto, onde vive até à data, tornou-se vocalista de bandas pop-rock, tendo iniciado em 1993, com a escritora Regina Guimarães e o músico Alexandre Soares, os “Três Tristes Tigres” que lançaram em maio de 2020 o quarto álbum de originais, “Mínima Luz”.

Ana Deus também desenvolve trabalho a solo, oscilando entre a palavra dita e cantada, apoiando-se em imagens sonoras (montagens de som e vídeo). Alberto Pimenta, Ernesto de Melo e Castro, Regina Guimarães, Camilo Pessanha, Bocage e Camões são alguns dos poetas escolhidos. Em 2018, lançou com o músico carioca Luca Argel um livro-cd com poemas de Fernando Pessoa.

Sempre se interessou por música, poesia e desenho. Frequentou o Curso Superior de Pintura da Cooperativa Árvore (agora ESAP), que abandonou ao perceber ter uma “vocação anti-académica”.

Summer of Hate

Summer of Hate (SºH) é um projeto de rock psicadélico, com base no Porto, que vai buscar aos estilos shoegazing, noise pop, post-punk britânico e pop dos anos 60 a inspiração necessária para atingir o objetivo de fazer música “agressivamente bonita”.

A banda é formada por 6 membros: Laura Calado (voz), João Martins, Pedro Adelino e Pedro Ferreira (guitarras), Michel Oliveira (baixo) e Pedro Lopes (bateria), contando com um extenso portfólio online de mais de 35 temas, criados ao longo de 3 anos, incluindo os singles “Year of Kali” (2017) e “Ecstasy” (2018), a par do álbum gravado ao vivo no Ferro Bar, disponível desde Outubro de 2019.

Por esta altura, decorrem as gravações em estúdio daquele que será formalmente o disco de estreia do coletivo.

Os concertos terão lugar no espaço exterior do Museu de Lamas, com lotação limitada a 50 pessoas e o papelinho mágico a custar 5€. As portas abrem às 20h30, já que o bilhete dos concertos dá acesso a visitar gratuitamente a exposição de fotografia “Living Among What´s Left Behind”, do fotojornalista Mário Cruz.

O CineEco Seia – Festival Internacional de Cinema Ambiental é uma nova parceria, mais uma conquista que orgulha e reforça o Basqueiral. Com as arcadas do Museu de Lamas como pano de fundo, o Basqueirart 2021 receberá uma extensão oficial da 26ª. edição do CineEco Seia que, a cada ano, reúne mais de 600 obras a concurso.

A sessão da tarde, agendada para as 15h30, repete às 16h30, com o público infantil como alvo. A projeção será feita no interior do Museu de Lamas, com entrada gratuita. Apesar disso, sendo a lotação limitada a 12 pessoas, é obrigatório fazer inscrição prévia, por email para geral@museudelamas.pt ou através do telefone 227 447 468.

A sessão da noite, com início às 22h00, destina-se ao público em geral, sendo igualmente de acesso livre. Decorrerá no exterior do Museu, bastando marcar presença para assistir.

Sessão da tarde – público infantil:

  • Aquametragem, de Marina Lobo, animação, Portugal (6 min),
  • O rapaz que parou de respirar, de Daniele Lince, ficção, Itália (13 min),
  • Benvindo à sexta extinção, de Chiara Cant, animação, Itália (3 min),
  • Oficina com o Serviço Educativo do Museu de Lamas.

Sessão da noite – público em geral:

  • O Peculiar Crime do Sr. Jacinto, Bruno Caetano, Animação, Portugal, 2019 (11 min),
  • Dar(k)win Project, Loris Lamunière e Charles Mercier, Animação-Documentário, França (13 min),
  • uNpACKAGING / uNpACKAGING, ziREjA, Experimental, Espanha (9 min),
  • What about Our Future?, Cláudio Cruz e Jaime Leigh Gianopoulos, Documentário, Canadá, 2020 (25 min).

Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *