Basquetebol: Alvinegros apagam chama do Dragão; Triunfo da Ovarense sobre o Porto permite igualar o registo do Sporting na Liga
Escrito por AVfm em 19/03/2025
Uma Ovarense a vestir de gala, competente em todos os aspetos do jogo e a fazer história no Dragão Arena. Com muitas adeptos alvinegros em casa do FC Porto a levarem a equipa avante, a Ovarense venceu mesmo no terreno do vice-líder da Liga Betclic. O jogo, esse, foi de autêntica parada e resposta e nunca parou de ser equilibrado. No fim, a vitória vareira cifrou-se num 75-77.
Apostada em roubar a invencibilidade do Porto em casa, a Ovarense entrou assertiva no primeiro período. Com 3 triplos no primeiro quarto, os alvinegros até estiveram a perder por 5 na fase inicial do encontro, mas acababaram mesmo os primeiros 10 minutos na frente, com um 15-17.
O jogo, que não parava de ter trocas sucessivas de liderança, viu a resposta da equipa comandada por Fernando Sá não tardar no segundo período. Mas a Ovarense soube manter a coesão defensiva e, no fecho das contas da primeira parte, embora tenha perdido o segundo período (25-24), mantinha-se na dianteira do encontro (40-41)
O Porto não parou de colocar o pé no acelerador. A Ovarense foi, portanto, uma equipa super resiliente e que, contrariando outros jogos da temporada contra os chamados “grandes”, soube manter a toada de enorme qualidade ao longo de 40 minutos.
O terceiro período foi novamente pautado por pontos de um lado e outro, terminando mesmo empatado (17-17). O quarto, que até dava vantagem aos azuis e brancos a escassos minutos do fim, acabou por permitir à Ovarense uma vantagem de 2 pontos na entrada para os últimos segundos de jogo.
O Porto, obrigado a travar o cronómetro, acabou por lançar o vareiro Daniel Oladapo para a linha de lance livre a 11 segundos do final. No entanto, o gigante norte-americano claudicou na altura de dar o golpe final no Dragão. Um pormenor apenas porque, mesmo com posse para um último assalto ao cesto da Ovarense, os portistas não conseguiram sequer levar o jogo para prolongamento e acabaram por ceder o triunfo à equipa de Ovar (75-77).
Um duelo onde a Ovarense foi mais eficaz nos lançamentos de campo e também nos ressaltos, com destaque para o ressalto defensivo onde foi particularmente aguerrida. O Porto dispôs de mais lances livres e foi também mais certeiro nesse capítulo mas, em jogo jogado, não foi mais forte que os vareiros – prova disso é o número de assistências igualado entre ambas as partes (18) e os vários atletas da Ovarense que terminaram o encontro com números estatísticos assinaláveis.
Embora Devyn Marble, atleta da casa, tenha terminado como o melhor marcador do encontro (23 pontos, 3 ressaltos, 6 assistências), destaque para a grande exibição – mais uma – de Render Woods. O base da Ovarense encheu o campo com 12 pontos, 3 ressaltos e 9 assistências em 27 minutos.
Em forma estiveram também Daniel Oladapo (14 pontos, 7 ressaltos), Lual Rahama (12 pontos, 4 ressaltos, 1 assistência), Delaney Blaylock (13 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências) e Jonathan Silva (6 pontos, 8 ressaltos, 1 assistência).
Com 11 vitórias em 17 jogos disputados, a Ovarense fica agora com calendário acertado em relação aos principais rivais. O registo vareiro impressiona e faz sonhar com o 3.º lugar – de resto, a Ovarense está mesmo igualada com o Sporting no último posto do pódio.
Com 5 jogos por disputar até ao fecho da fase regular, os alvinegros têm ainda duelos difíceis pela frente, entre os quais estão receções à Oliveirense e ao FC Porto. Para já, no que diz respeito à Liga, preparam outro embate de grande nível, pois visitam a casa do Benfica no próximo dia 29.
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva