Voleibol: Esmoriz vence em Lisboa e dá passo importante no objetivo da manutenção; Equipa feminina também triunfou em solo madeirense
Escrito por AVfm em 19/03/2025
Depois de duas derrotas consecutivas que deixavam em perigo a manutenção tranquila do Esmoriz GC, a equipa masculina respondeu da melhor maneira na visita a Lisboa e venceu em casa do CVL por 1-3. Um triunfo que catapulta novamente a equipa às ordens de Diogo Santos para o primeiro lugar da Série dos Últimos da II Divisão Masculina.
Vindo de dois desaires caseiros pela margem mínima (diante do Ruínas e do Vilacondense), o Esmoriz começava a ficar sem margem de manobra na ânsia de uma permanência tranquila no segundo escalão nacional. A visita ao reduto do CV Lisboa era crucial para as contas… e os esmorizenses não claudicaram.
Com um triunfo de 1-3 (25-22; 20-25; 21-25; 27-29), a equipa do concelho de Ovar somou três pontos e operou uma importante reviravolta. O jogo, quase sempre equilibrado, não teve o desnível dos duelos da primeira fase entre ambos os conjuntos. Prova que, na fase de manutenção, todos os emblemas da II Divisão estão a apresentar o seu melhor voleibol.
O Esmoriz saltou diretamente para o 1.º lugar da Série, somando agora 2 vitórias em 4 jogos e tendo um registo de 4 triunfos (2 que resultam do somatório da primeira fase) e 13 pontos. Na perseguição seguem os conjuntos do Ruínas (4 vitórias, 12 pontos) e Vilacondense (4 vitórias, 11 pontos).
Para fugir à despromoção, os seniores masculinos do Esmoriz terão de ficar nos 4 primeiros lugares de um campeonato a 6. Para já, em zona perigosa estão VC Braga (0 vitórias, 3 pontos) e Gueifães (3 vitórias, 8 pontos). Gueifães que será precisamente o próximo adversário do Esmoriz, em jogo agendado para o próximo sábado, na Barrinha.
DA MADEIRA CHEGOU O PRIMEIRO TRIUNFO FEMININO
Numa luta bastante diferente, a da subida de divisão, as seniores femininas do EGC somaram a primeira vitória para a sua campanha. No Funchal, em visita à Ilha da Madeira, a equipa orientada por Vítor Pinto até se apresentava condicionada nas suas escolhas – apenas 8 atletas disponíveis – mas não teve dificuldades para bater o Levada.
Com um resultado de 0-3 (17-25; 12-25; 23-25), somou os primeiros 3 pontos depois de duas derrotas consecutivas em duelos diante de S. Mamede e Belenenses. Assim, com 3 jornadas já disputadas, o Esmoriz subiu ao 4.º lugar da Série dos Primeiros mas o objetivo passa ainda por ascender a um dos dois primeiros postos.
Na corrida à subida direta, toma para já a dianteira o S. Mamede, que é primeiro nesta fase e já o tinha sido na fase regular. O Belenenses ocupa o 2.º lugar e está também em posição de possível promoção; na perseguição estão Santo Tirso, Esmoriz, Levada e as açorianas do Santa Cruz.
No próximo fim-de-semana, o Esmoriz tem jornada dupla decisiva e pode encaminhar ou claudicar as suas hipóteses. Em casa, recebe o Santo Tirso no sábado e o Belenenses no domingo, jogos referentes à 5.ª e 6.ª jornada.
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva